Professoras recepcionam primeira turma de Nutrição

Juliano Tavares / Ascom Ufla

Na segunda-feira, dia 10, as professoras Laura Cristina Jardim, Maria de Fátima Barcelos e Sabrina Carvalho Bastos promoveram a recepção à primeira turma do curso de Nutrição da Ufla.

Durante o primeiro encontro, os calouros puderam conhecer mais detalhes acerca da universidade, tirar suas dúvidas relacionadas aos mais diversos assuntos relativos ao curso e ainda ter um primeiro contato com os novos colegas.

De acordo com a chefe do Departamento de Ciência dos Alimentos, profa. Maria de Fátima, as outras duas docentes citadas acima foram concursadas para atender especialmente às demandas de curso de Nutrição e outros dois professores, também concursados, já estão para chegar.

Ela ressalta, ainda, que a Ufla já possui o curso de graduação em Engenharia de Alimentos e o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, bastante consolidados tanto no que diz respeito à infra-estrutura quanto a professores qualificados e que o novo curso nasce para se integrar a isso.

Currículo vai privilegiar formação humana e cidadã

Divulgação

Ao ingressarem na Ufla a partir deste segundo semestre de 2009, os novos estudantes da graduação vão contar com uma estrutura curricular mais abrangente, com disciplinas humanistas obrigatórias, que serão ministradas nos três primeiros semestres. Mudanças, também, na carga horária de alguns cursos, na duração dos estágios obrigatórios e na flexibilização dos créditos curriculares. Todas essas transformações foram classificadas pelo MEC como inovadoras, uma vez que contempla os graduandos com uma formação mais completa que combina os fundamentos técnicos de cada curso com disciplinas humanísticas.

Constam do núcleo fundamental comum obrigatório as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês Instrumental, Filosofia e Ética, Sociologia e Cidadania e Matemática Fundamental. Para completar a estrutura, os colegiados dos cursos podem acrescentar outras disciplinas que devem ser escolhidas entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação, Trabalho e Sociedade; Instituições de Direito Público e Privado; e Fundamentos de empreendedorismo. Os colegiados dos cursos podem incluir todas as disciplinas sugeridas, desde que somem, no mínimo 20 créditos e no máximo 24.

De acordo com o pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, as discussões sobre a necessidade de se adequar a estrutura curricular dos cursos de graduação na Ufla teve início em 2006 e veio na seqüência de um debate nacional, incentivado pela Academia Brasileira de Ciências, a partir de 2004. Esta entidade diagnosticou a necessidade dos cursos de graduação contemplarem em seus currículos disciplinas que oferecessem aos graduandos uma formação mais abrangente, humanística, sem prejuízo da formação técnica.

As transformações ganharam força a partir da implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que previa, dentre várias metas, a reestruturação acadêmica e curricular. Diante dessas necessidades e das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a Ufla começou a programar essas mudanças, estabelecendo como primeira medida a criação do Departamento de Ciências Humanas (DCH).

Para dar corpo a essa nova realidade, muitos investimentos começaram a ser feitos tanto em infra-estrutura, quanto em recursos humanos. “Essas mudanças acarretam uma necessidade maior de espaço físico e recursos humanos. Estamos em pleno vapor para concluir diversas obras que foram feitas para adequar a estrutura física. Já nomeamos nove professores do DCH, sendo três de língua inglesa, três de português e três de filosofia. Nossa previsão é de que nos próximos meses novos docentes da área de sociologia sejam contratados”, explica o prof. João Chrysostomo.

FLEXIBILIDADE CURRICULAR E CARGA HORÁRIAAs mudanças na estrutura curricular dos cursos de graduação da Ufla não se restringem, apenas à oferta de disciplinas das áreas de ciências humanas. Outra necessidade detectada foi em relação à flexibilidade curricular. Desde a reforma curricular de 2003, todas as atividades realizadas são contabilizadas no histórico escolar dos estudantes. A iniciativa visou valorizar não somente as disciplinas obrigatórias de cada curso, mas, também, os projetos de iniciação científica, extensão, estágio, matérias eletivas e outros trabalhos que aprimorem o conhecimento dos estudantes. Na reforma curricular atual, os colegiados de cursos foram conclamados a aumentar a exigência dessas atividades acadêmicas flexibilizadas.

Para o pró-Reitor de Graduação, a proposta é fazer com que essa flexibilidade atinja cerca de 20% da carga horária mínima dos cursos. “No nosso entendimento, não é possível preparar bons profissionais apenas com os ensinamentos em sala de aula. Estamos propondo uma formação mais abrangente, com uma visão diferenciada e diversificada para os profissionais que vão ingressar no mercado de trabalho”.

Outra modificação que passa a vigorar a partir deste semestre é em relação à carga horária mínima e ao tempo de duração de alguns cursos. Uma resolução do CNE determinou a duração das graduações de diversas áreas. Por exemplo, os cursos de Engenharia devem ter o mínimo de 3800 horas inteiras, o que equivale a 4.320 horas/aula, devendo ser cursadas em no mínimo, cinco anos. “Estamos readequando as graduações para atender às exigências estabelecidas pelo CNE, de modo que os profissionais formados na Ufla não sejam prejudicados”.

Os estágios obrigatórios também passaram por profundas transformações, principalmente no tocante à carga horária exigida. As horas dessa atividade, que, na maioria dos cursos, era de 170 passam para mais de 300 horas. “Muitos graduandos cumpriam essas horas em um curto espaço de tempo. O aumento da carga horária partiu da necessidade de fazer com que estes estudantes estejam cada vez mais em contato com seu mundo profissional. Essas horas deverão ser cumpridas, obrigatoriamente, em, no mínimo, 40 dias”, complementa Chrysostomo.

Todas as modificações que estão sendo implementadas pela Pró-Reitoria de Graduação passam a vigorar a partir deste semestre para os novos estudantes. Os cursos de Educação Física e de Física, que foram implantados recentemente e possuem poucas turmas, também passarão por todas as alterações.

Ufla orienta para prevenção da nova gripe

Desde o dia 10 de agosto, as atividades do 2º semestre letivo de 2009 se iniciaram na Ufla. No entanto, estudantes oriundos de várias regiões do país estão em trânsito e, naturalmente, expostos ao contágio e transmissão de várias doenças respiratórias.

“A preocupação atual é com o vírus H1N1 (influenza A), popularmente conhecido como ‘Gripe Suína’. Considerando que não existem registros de casos de pessoas infectadas em Lavras, é importante que sejam adotadas algumas importantes medidas  preventivas que contribuirão para uma convivência saudável de toda a comunidade universitária”, alertou o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Mozart Martins Ferreira.

NOVA GRIPE – A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Saiba como se prevenir:

Arte: Ministério da Saúde

  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
  2. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.
  3. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  4. Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
  5. Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
  6. Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.

Obs.: Se você estiver com febre acima de 38ºC, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

GRUPOS DE RISCOOs estudantes da Ufla que se enquadram no grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde devem ficar atentos. A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) orienta que, durante o período de 10 a 21 de agosto, essas pessoas não compareçam às aulas. Para que não haja prejuízo das atividades, todos poderão requerer Recuperação de Aulas e Trabalhos Escolares.

Será necessário preencher o requerimento e enviar para prg@ufla.br ou pelo fax (35) 3829 1113 ou, ainda, solicitar preenchimento pelos telefones (35) 3829 1113, (35) 3829 1134 e (35) 3829 1098. As atividades de reposição da carga horária serão definidas pelos professores.

 

Serão aceitos e deferidos requerimentos corretamente preenchidos e que sejam comprovados com atestado médico declarando seu enquadramento num dos grupos de risco. Os requerimentos ficarão pendentes, na PRG, até que o requerente ou seu representante apresente o atestado médico original.

 

O preenchimento do requerimento deve ser feito no prazo de até cinco dias contados a partir da data início do afastamento.

 

Segundo o Ministério da Saúde, são Grupos de Risco:

  1. Idosos
  2. Gestantes
  3. Pessoas que têm principalmente doenças crônicas, como hipertensão e diabetes
  4. Pessoas que têm doenças pulmonares crônicas, bronquite, enfisema, asma
  5. Pessoas que se tratam de doenças que reduzem a imunidade do organismo como câncer
  6. Pessoas fazendo quimioterapia
  7. Pessoas que fizeram transplante de órgãos e estão tomando medicamentos para evitar a rejeição
 

 

Com informações do Ministério da Saúde

Atividades marcam comemorações do ano da astronomia

Em comemoração ao “Ano Internacional da Astronomia”, os projetos UflaCiência e o Museu para Todos realizam uma série de eventos que vai despertar o interesse de toda a comunidade em adquirir novos conhecimentos e experiências observacionais na área astronômica. Palestras, minicursos, planetário e observações públicas com telescópios estão entre as atrações do “Astronomia na Ufla” que acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de agosto, no anfiteatro do Departamento de Biologia (DBI) e no Centro de Integração Universitária (Ciuni). Os interessados já podem se inscrever, gratuitamente, no Museu de História Natural, campus histórico, das 08h às 11h e das 13h às 17h.

No evento “Astronomia na Ufla”, o público contará com diversas atividades conduzidas por astrônomos e pesquisadores renomados da UFMG, que incluem observação do céu de Lavras, exibições de um planetário, minicursos e palestras. De acordo com um dos organizadores, professor Bruno Monteiro, as atividades visam a atingir o público em geral e fornecem oportunidades para aperfeiçoamento, formação inicial e continuada de professores da rede pública de educação básica que terão a chance de desenvolver a integração de espaços educativos na promoção da educação científica, democratização e popularização da Ciência e Tecnologia. “A Ufla será a sede das atividades dos projetos e oferecerá exposições inovadoras, disponibilizará um planetário inflável e, também, realizará inúmeras ações de divulgação e disseminação da Ciência e da Tecnologia”, explica.

A 62ª Assembléia Geral da ONU, em 20 de dezembro de 2007, proclamou 2009 o “Ano Internacional da Astronomia”, com o objetivo de difundir na sociedade uma mentalidade científica e promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento. Os cientistas pretendem fornecer, também, uma imagem moderna da ciência, criando novas redes e fortalecer as já existentes, aumentando a inclusão social nas atividades científicas. A data coincide com as comemorações dos quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.

Confira a programação:

 

14/08- Minicurso “ABC da Astronomia”, laboratório interativo e planetário

 Horário: 13h às 17h

 

14/08 – Palestra: “Há 400 anos: a invenção do telescópio”

Horário: 19h30

Prof. Renato Las Casas – ICEx – UFMG

A palestra será seguida de observações e laboratório. Em caso de céu fechado, haverá atividade no planetário e laboratório interativo.

 

15/08 – Minicurso ABC da Astronomia” e planetário

Horário: 08h às 11h

 

15/08 – Minicurso, laboratório interativo e planetário

Horário: 13h às 17h

 

15/08 – Palestra: “As últimas descobertas da astronomia”

Horário: 19h30

Prof. Túlio Jorge dos Santos – ICEx –UFMG

A palestra será seguida de observações e laboratório. Em caso de céu fechado, haverá atividade no planetário e laboratório interativo.

 

Outras informações pelo telefone (35) 3829 1206.

Morando fora pela primeira vez.
E agora?

Passar no vestibular, com certeza, é muito bom. Mas, depois de toda a sensação de euforia e felicidade, chega a hora de começar uma vida nova. E nós sabemos que, sem sombra de dúvida, começar uma nova vida é uma experiência e tanto.

No entanto, sempre aparecem algumas pequenas dificuldades que, se não forem contornadas com “jogo de cintura” e algumas informações, podem se transformar em grandes dores de cabeça.

Com isso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários está dando algumas dicas para dar uma forcinha a todos os calouros e, assim, tentar ajudá-los a encontrar o caminho de sua nova casa. Fique de olho!

ONDE PROCURAR CASA

  • DCE, CA’s e Cantina têm murais com anúncios de vagas em repúblicas.
  • Veteranos também podem dar dicas de onde procurar moradia.
  • Lavras é uma cidade tipicamente universitária e as imobiliárias oferecem muitas opções para locação de residência em bairros próximos à universidade.
  • A Ufla tem alojamentos para estudantes de baixa renda.
O QUE OS PAIS PODEM FAZER

  • Levar o filho para conhecer a cidade antes da matrícula.
  • Andar pelo campus com o filho ajuda a criar familiaridade.
  • Conhecer os colegas com quem o aluno vai dividir casa.
  • Conhecer os vizinhos e preferencialmente deixar telefone de contato.
  • Visitar periodicamente o local onde vive o estudante.
PRECAUÇÕES

  • Se estudar em curso noturno, evitar ir e voltar à universidade sozinho.
  • Conflitos com colegas de casa são comuns; é importante ter bom senso para saber resolvê-los.
  • Evitar contas atrasadas.
  • Evitar problemas com os vizinhos, principalmente com relação à perturbação do sossego.
PRÓS E CONTRAS DE MORAR FORA DE CASA

 

Vantagens:

  • O estudante tem mais liberdade para cuidar da própria vida.
  • Experiência de morar sozinho conta no mercado de trabalho.
  • Amizades feitas na universidade saem fortalecidas.
  • Sair de casa faz o aluno amadurecer.
Desvantagens:

  • A responsabilidade é maior e exigeestabelecer seus próprios limites.
  • O aluno precisa ter disciplina para estudar.
  • Descuidar de alimentação é fácil quando se mora fora.