Servidor do NADP lança livro voltado a educadores

O técnico em Assuntos Educacionais do Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico (NADP), Sérgio Wagner de Oliveira, lançou, este mês, o livro “Formação e Trabalho de Professores”, pela Editora Ufla.

Destinado àqueles que trabalham em salas de aula, estudantes de licenciaturas e a todos que almejam o magistério como carreira, o livro enfoca os conhecimentos básicos exigidos pelo profissional da educação no exercício da atividade docente, desde a conceituação de “Professor” até como trabalhar em grupos.

Segundo o autor, os meios de comunicação têm destacado a preocupação de governo e da sociedade com ações que permitam a melhoria de qualidade dos profissionais de educação para que, consequentemente, o resultado venha a se refletir nas salas de aula.

Dentro disso, “a revista Veja, em sua edição dos 40 anos, aponta que uma das ações a serem realizadas para o Brasil se desenvolver é investir na formação dos professores e de quem forma os professores. A publicação afirma que falta, na cadeia do ensino, uma outra categoria além de professores, pedagogos e diretores: a dos profissionais que ensinam os professores a ensinar”, explica Sérgio Wagner.

E essa é uma das atividades desenvolvidas pelo NADP, órgão da Ufla do qual o autor faz parte apresentando seminários, palestras e ministrando cursos de capacitação para professores e estudantes de pós-graduação.

35 ANOS   Com uma experiência de 35 anos de magistério, Sérgio Wagner propõe, na introdução do livro, a “forma correlata de uma educação que, acredita-se, tenha por cunho ser libertadora, por entender-se que o produto deve ser superior àquele que o produz; por entender-se que a chamada ‘fabricação de arremedos’ dos grandes mestres não encontra mais espaço no mundo”.

SERVIÇO   O lançamento oficial do livro ocorrerá na semana das comemorações dos 101 anos da Ufla, mas os interessados já podem adquiri-lo na Editora Ufla, pelos telefones (035) 3829-1532 e 3829-1115 ou pelo www.editora.ufla.br.