Minicurso de Logosofia discutirá vida e profissão

O mundo atual tem exigido dos seres humanos um esforço cada vez maior e mais intenso para manter uma vida equilibrada e feliz, em meio a tantas exigências materiais e profissionais. As pressões por melhores resultados, mais eficiência, atualização constante, qualificação, sucesso profissional e boa situação econômico-financeira, tem feito com que muitos questionem sobre o sentido da vida, o papel da profissão e a melhor forma para se viver e ser feliz.

 

Mas, enfim, quais são os verdadeiros objetivos da vida? A profissão é meio ou fim? Como se tornar um profissional eficiente e ao mesmo tempo um ser humano feliz? Como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional? Como colocar a profissão dentro da vida e não a vida dentro da profissão? Como os princípios estruturais da ciência Administração – planejamento, organização, coordenação e controle – podem ser aplicados à própria vida e à profissão?

 

Promovido dentro do IV Conex (Congresso de Extensão da Ufla) e ministrado pelo Prof. Jorge Nagem e pelo Dr. Paulo Honório de Castro, o curso “A Logosofia e a administração da vida e da profissão” abordará estas e outras questões fundamentais para os que queiram viver a vida e a profissão plenamente e, ao mesmo tempo, em sintonia com a existência humana.

 

Serviço

 

O curso está marcado para o dia 13 de maio, das 8h às 12h, no campus da Ufla. Mais informações e inscrições pelo www.conex.ufla.br.

Universidade adquire novo ônibus para estudantes

A Ufla adquiriu um novo ônibus lotação urbano com capacidade para 80 pessoas, sendo que o veículo já está transitando pelo campus. Com isso, a administração espera oferecer melhores condições de locomoção especialmente aos estudantes, lembrando que o ônibus possui inúmeros recursos incluindo acesso e local adaptado para os portadores de necessidades especiais.

De acordo com o Presidente do DCE, Rafael Henrique Formiga, “a logística dos horários (ver abaixo) melhorou e vem atendendo à rotina dos estudantes. Além disso, as filas diminuíram, pois o novo ônibus possui três portas de acesso, sem falar na facilidade de transporte entre deficientes físicos”, diz ele.

Já para o prefeito do alojamento, Matheus Alvarenga Vilas Boas, “o novo veículo é muito mais seguro e confortável e ainda possibilita o transporte de um número maior de estudantes, pois o ônibus faz o percurso pelo campus mais vezes”, comenta. 

Formiga afirma ainda que “os estudantes estão percebendo que a Reitoria está mais sensível aos assuntos que sempre foram alvo de reivindicação dos alunos”, finalizou.

Foto: Helder Tobias – Ascom/Ufla

Outros veículos

Segundo o Pró-reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Scolforo, “tal ônibus é apenas uma das diversas conquistas da administração da instituição sob a direção do Reitor prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, entre o fim de 2008 e início de 2009” afirma.

Ele ressalta ainda que, “além deste ônibus, novos veículos e equipamentos foram adquiridos para reforçar a frota da Ufla, entre eles, uma retroescavadeira, um caminhão de porte médio, um trator valtra para apoiar atividades de pesquisa, extensão e da Prefeitura da Ufla, além de três caminhonetes Mitsubishi para atender os serviços dos setores de Eletricidade, Vigilância e Transporte”.

Vale lembrar, ainda, que as três caminhonetes Mitsubishi foram obtidas por meio do projeto ‘Inventário Florestal de MG e Revitalização da Bacia do Rio São Francisco’, cujos convênios se encerraram.

Horários

O ônibus está circulando nos seguintes horários e trajetos:

  • Portão da Ufla ao DCC (06:25 – 06:34 – 06:43) e (06:52) até a Zootecnia/Veterinária;
  • Portão da Ufla ao DCC (07:45) até a Zootecnia/Veterinária;
  • Portão da Ufla ao DCC (08:45) até a Zootecnia/Veterinária;
  • Zootecnia/Veterinária à portaria (11:50);
  • Portão da Ufla ao DCC (12:00 – 12:15 –12:30) e (12:45) até a Zootecnia;
  • Zootecnia/Veterinária à portaria (14:40);
  • Portão da Ufla a Zootecnia/Veterinária (14:45);
  • Portão da Ufla ao DCC (18:45)

Colação de grau especial de cinco estudantes

Foto: Juliano Tavares – Ascom/Ufla

Cinco estudantes da graduação formaram-se em uma sessão especial de colação de grau na Sala de Conselhos Superiores da Ufla.

Dirigida pelo Reitor Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, a colação marcou a entrega dos diplomas aos alunos de Agronomia, Eduardo Cardoso Pimenta, Gustavo Henrique da Silva e Vinicius Scarpa Sousa, de Engenharia Agrícola, Ismael Taveira Engler Branquinho e de Engenharia de Alimentos, Fernando Silveira Lemos.

A solenidade foi acompanhada por membros do Conselho Universitário e por familiares e amigos dos formandos.

Departamento de Ciências Florestais ganha novo professor

Foto: Pedro Farnese – Ascom/Ufla

O reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes empossou, na manhã desta quarta-feira, dia 06, o professor Rubens Manoel dos Santos, aprovado em concurso público de provas e títulos realizado em abril. Ele exercerá suas funções no Departamento de Ciências Florestais (DCF), atuando na área de Dendrologia.

O ato de posse, que aconteceu no gabinete do reitor, contou com a presença de familiares e amigos do novo professor; do diretor de Recursos Humanos (DRH), Geraldo Cirilo Ribeiro; da diretora da Divisão de Seleção e Desenvolvimento da DRH, Rita de Cássia Carvalho; do representante da Comissão de Ética da Ufla, Prof. Elias Rodrigues de Oliveira e do chefe do DCF, prof. Lourival Marin Mendes.

O professor Rubens Manoel dos Santos é graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestre e doutor pela Ufla. Tem experiência na área de Botânica, atuando nas áreas de Florística, Estrutura, Dinâmica florestal, Ecologia florestal, Fragmentação florestal, Morfologia e Sistemática vegetal.

Produção científica registra aumento
de 56%

De 2007 para 2008, a produção científica brasileira cresceu 56% e o país passou da 15ª para a 13ª colocação no ranking mundial de artigos publicados em revistas especializadas.No entanto, a qualidade dessa produção -medida pelo número de citações que um artigo gera após ser publicado- continua abaixo da média mundial.

 

Os dados que mostram o crescimento da produção científica brasileira foram divulgados nesta terça-feira, 05/05, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em evento na Academia Brasileira de Ciências no Rio, e foram produzidos a partir da base de dados Thomson-ISI. Já a informação sobre o impacto da produção acadêmica brasileira consta do site do instituto Thomson Reuters (sciencewatch.com/dr/sci/09/may3-092). Os dados mais recentes foram divulgados no dia 3 deste mês.

 

No aspecto quantitativo, o Brasil foi o país que mais cresceu na lista das 20 nações com mais artigos publicados em periódicos científicos indexados pelo ISI. Em 2008, 30.145 artigos de instituições brasileiras foram aceitos nessas publicações. Em 2007, esse número era de 19.436. Com o crescimento, o Brasil ultrapassou Rússia e Holanda no ranking. Esses 30 mil artigos representam 2,12% da produção mundial.

 

Já a dimensão qualitativa -pesquisada entre 2003 e 2007, intervalo maior de tempo para captar melhor o número de citações a um artigo em outros textos acadêmicos- mostra que a área em que o Brasil mais se aproxima da média mundial de citações é matemática, em que cada texto mereceu 1,28 citação, 11% abaixo da média mundial, de 1,44.

 

O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, considerou "alvissareiro" o crescimento brasileiro e disse que isso reflete o aumento do fomento à pesquisa no país. "Estar em 13º é muito bom. Estamos colados, por exemplo, na Coreia do Sul. Claro que nossa população é muito maior, mas também é verdade que os sul-coreanos investiram brutalmente em pesquisa nos últimos anos. Se continuarmos nesta marcha, estaremos bem", afirmou Palis.

 

Ele explica que uma das razões que contribuíram para o Brasil ultrapassar a Rússia foi o fato de este país ter perdido excelentes pesquisadores para os países ocidentais. O especialista em cienciometria (que estuda a produtividade em pesquisa) Rogerio Meneghini foi cauteloso na análise do crescimento brasileiro. Para ele é importante analisar não apenas o número de artigos publicados, mas também sua repercussão. Ele lembra também que, mesmo no caso da base Thomson-ISI, há revistas com níveis de qualidade que variam bastante.

 

Para o ministro da Educação, contribuiu para esse resultado o aumento do número de mestres e doutores no Brasil, que saiu de 13,5 mil para 40,6 mil de 1996 a 2007- e o crescimento das bolsas concedidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), de 19 mil para 41 mil no mesmo período. "Estamos vivendo um momento em que foi possível aumentar em mais de 50% a produção brasileira. Isso aconteceu graças ao trabalho do MEC e do Ministério de Ciência e Tecnologia", disse Haddad.

 

Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, é preciso ter em consideração que a repercussão de um artigo leva mais tempo para ser captada. "Um artigo publicado em 2008 ainda não está sendo citado. Isso vale para nós e para todos os países. Para medir o impacto, é preciso olhar mais para trás." Além disso, diz, países desenvolvidos levam vantagem por terem mais tradição no meio científico e pelo fato de seus pesquisadores participarem de um número muito maior de congressos internacionais, o que aumenta a visibilidade dos artigos publicados.

 

Guimarães admite, no entanto, que é preciso melhorar também nesse aspecto. "Também estamos crescendo no número de citações, mas não com a mesma velocidade."

 

Fonte: Antônio Gois – Folha de São Paulo, 06/05

IV Congresso de Extensão convoca voluntários

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Ufla convoca todos os voluntários que se dispuseram a fazer parte da comissão organizadora do IV Congresso de Extensão (Conex) que compareçam em uma reunião agendada para a próxima sexta-feira, 08/05, às 10h, na sede da Proec, no prédio da Reitoria, no campus universitário.

 

Serão discutidos diversos assuntos para orientar e atribuir tarefas aos participantes. A quarta edição do Conex acontece entre os dias 13 e 15 de maio. A programação completa e as inscrições dos mini-cursos já estão disponíveis no site www.conex.ufla.br .

Outras informações na Proec pelo telefone (35) 3829- 1212