Programa de pesquisa entre alunos do ensino médio é o 2º maior de Minas

Em 2009, o número de bolsas de BIC – Júnior financiado pelo CNPq e pela Fapemig chegará a 150 na Ufla, ou seja, 40 bolsas a mais do que no ano passado.

O objetivo do programa é incentivar os alunos do ensino médio de escolas públicas a participarem de trabalhos de pesquisa nas universidades, o que lhes propicia treinamento e mais conhecimento relacionados aos cursos oferecidos no ensino superior, ajudando-lhes na escolha profissional.

Tendo início em 2002, o programa oferecia na Ufla, naquela época, apenas 23 bolsas que eram divididas entre três escolas da cidade. Coordenado pela Profa. Cláudia Maria Ribeiro, do Departamento de Educação, atualmente o BIC – Júnior atende todas as escolas estaduais de Lavras onde há estudantes do ensino médio. Com isso, o programa da Ufla é o 2º maior do Estado.

Outro detalhe interessante é que, nos últimos dois anos, observou-se que 50% dos alunos que participaram desse programa foram aprovados nos vestibulares das universidades federais, o que mostra que o BIC – Júnior vem cumprindo seu papel junto à sociedade, ou seja, inserir alunos de escolas públicas nas universidades. Só para dar um bom exemplo disso, dos 17 alunos que participaram do programa e prestaram vestibular em 2008, 6 foram aprovados na Ufla e outro foi aprovado na UFJF.