Ufla participa de debate sobre Autonomia Universitária

O Ministério da Educação promoveu um Seminário sobre Autonomia Universitária em São Paulo, nos dias 8 a 10 de fevereiro.

 

Participaram do evento um grande número de reitores, pró-reitores, diretores e procuradores das Universidades Federais, além de representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério Público Federal, de Sociedades Científicas, dos Ministérios do Planejamento e Orçamento, Ciência e Tecnologia, além de toda equipe da Secretaria de Educação Superior do MEC.

 

A Ufla foi representada pelo reitor, prof. Antônio Nazareno Mendes, pelo vice-reitor prof. Elias Fialho, pelo pró-reitor de graduação prof. João Chrysostomo de Resende e pelo Superintendente de Planejamento, prof. Henrique Figueiredo.

 

No seminário, foram apresentadas várias propostas para melhorar os mecanismos de controle e autocontrole da universidade pública a partir da idéia de uma efetiva autonomia universitária.

 

Acórdão

 

O recente acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU nº 2731, de dezembro de 2008), que recomenda uma série de ações que regulamentam o relacionamento das Universidades com suas Fundações de Apoio, foi considerado nas discussões e as propostas foram encaminhadas na perspectiva de uma transição gradual da situação hoje vigente nas Universidades Federais para a autonomia plena, que deve ser feita por meio de mecanismos legais.

 

Na visão dos órgãos de controle, as Fundações de Apoio deverão atuar preferencialmente como escritórios de representação e de negociação de projetos das Universidades, sendo a maioria das atividades hoje executadas pelas Fundações internalizadas nas próprias IFES, de forma gradual e progressiva à medida que a autonomia seja conquistada pelas Universidades públicas.

Também espera-se, num curtíssimo prazo, a edição de decretos, portarias e instruções normativas pelos órgãos do governo, em particular pelo MEC, de modo a regulamentar as questões relacionadas aos contratos e convênios firmados para a execução de projetos, cursos de especialização lato sensu,remuneração de professores no regime de dedicação exclusiva, contratação de servidores técnico-administrativos e gestão orçamentária e financeira das IFES.


Ministro da Educação Fernando Haddad e Secretário Executivo Henrique Paim (à frente), Reitores e Pró-Reitores (demais fileiras)

Horários de ônibus para o campus




Em função do novo horário de funcionamento da área administrativa da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a empresa de transporte urbano Autotrans está divulgando todos os horários de circulação de ônibus do campus para a cidade e vice-versa.

Caso você tenha qualquer reclamação em relação a possíveis não cumprimentos destes horários, faça sua reclamação através do proplag@ufla.br. Afinal, com o problema formalizado, fica mais fácil fazer a notificação junto à empresa.

Ufla recepciona 590 novos estudantes

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) preparou uma recepção com atrações bem variadas para os calouros de 2009. Ao todo, 590 estudantes de 15 cursos diferentes estarão ingressando na instituição em março, o que representa um aumento de 75 em relação ao semestre anterior.

 

A abertura do evento será no dia 01/03, às 19h e contará com a presença do Reitor Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, dos Pró-Reitores de Graduação, Prof. João Chrysostomo de Resende Junior e de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof. Mozart Martins Ferreira, além do Pres. do DCE da Ufla, Rafael Henrique Formiga e dos coordenadores dos cursos de graduação.

 

A recepção ainda contará com um encontro com os pais ou responsáveis e com uma visita aos estandes sobre órgãos e atividades da universidade.

 

Atividades diversificadas

 

No segundo dia (02/03), as atrações se dividirão em dois horários: a partir das 8h para alunos do diurno e das 19h para alunos do noturno. Na programação, a palestra “Entrei na universidade, e agora?” e uma reunião com os coordenadores de curso, além da entrega de alguns documentos.

 

No dia 03/03, a programação continua dividida nos dois turnos citados acima, sendo que haverá a apresentação de uma palestra sobre o uso excessivo de drogas e álcool, além de um espaço reservado ao DCE e aos CA´s.

 

Já no dia 04/03, das 7 às 18h, todos os alunos estarão participando do Trote Solidário (possível doação de sangue). E para o término da recepção dos calouros (07/03), a “Ação de cidadania e esportes” contará com uma coleta de alimentos e com realização da 2ª edição dos Jogos “Ufla Junior”, no Ginásio Poliesportivo da Ufla.

Ufla lamenta falecimento de servidor

É com lamento e pesar que a comunidade da Universidade Federal de Lavras (Ufla) recebe e retransmite a notícia do falecimento do técnico-administrativo aposentado Oliveiro Francisco de Bastos, ocorrido na madrugada de hoje (10/2).

 

O corpo de Oliveiro está sendo velado no Velório São João Batista, na Capela III e o sepultamento será realizado hoje (11/2), às 17 horas, no Cemitério São Miguel.

 

Nascido no dia seis de setembro de 1949, Oliveiro (59 anos) passou a ser servidor da Ufla aos 21 anos e aposentou-se no dia 2 de dezembro de 1998. Portanto, 29 anos dedicados à universidade. Neste período, trabalhou no Restaurante Universitário e na Prefeitura do Campus, chegando a ser Vice- Prefeito por quase dois anos. Oliveiro era casado com Maria Zacarone Mendonça e deixou quatro filhos.