Ufla ganha novo marco identificador

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) ganhou um novo marco identificador na entrada principal do campus. Feito de tubo de aço sem costura, o novo marco ficará iluminado no período noturno.

A iniciativa da colocação do marco naquele local partiu do Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão. Havia uma preocupação em melhor identificar a entrada do campus da Ufla, especialmente para facilitar a chegada das pessoas que não fazem parte da comunidade universitária, mas que vão ao campus esporadicamente. Até porque, anteriormente, o identificador que ficava naquele local era muito pouco perceptível, pois ficava incrustado numa rampa, quase sem visibilidade.

Criação do marco

Assim, com a ajuda da equipe de arquitetos da Ufla, pensou-se na criação de um marco que demonstrasse a simplicidade que caracteriza a comunidade universitária e que, ao mesmo tempo, retratasse a grandiosidade no ensino, na pesquisa e na extensão realizados na instituição.

Depois da ideia pronta, a Ufla contou com o apoio decisivo do Superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Relações Corporativas da V&M do Brasil, Engenheiro Agrônomo Dr. Antônio Claret de Oliveira. “A V&M então construiu, instalou e presenteou a instituição com este belo marco identificador na entrada do campus”, afirma o Prof. Scolforo.

Ufla e V&M

Segundo o Pró-Reitor, “esta parceria entre a Ufla e a V&M é uma das mais antigas e profícuas da instituição. Assim, o marco identificador dado a essa universidade tem também a intenção de demonstrar a toda comunidade que, quando uma parceria é construtiva, todos ganham. Como bem diz nosso Reitor Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, ‘é a parceria do ganha-ganha’”, comenta ele.

É bom ressaltar também que a estrutura do marco identificador é constituída prioritariamente de tubo de aço sem costura, material que possui diversas aplicações nas indústrias de óleo e gás, automotiva e construção civil. A V&M é a única no Brasil que produz esse tipo de material e que possui certificação ambiental e de qualidade.

Seminário com pesquisadora da University of Guelph

O Departamento de Ciência do Solo e o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizam, nesta quinta-feira, o seminário “Bioavailability of Metal Contaminants in Soils: Estimating True Human Exposure”, a ser realizado pela Dra. Beverley Hale, professora pesquisadora da University of Guelph.

 

Os temas que serão discutidos no seminário estão associados à biodisponibilidade de metais pesados em solos contaminados.

 

A apresentação está marcada para o dia 12 de fevereiro, às 14h, noAnfiteatro do Prédio da Pós-Graduação do Departamento de Ciência do Solo. Mais informações pelo fones 3829-1252/1603.

Iniciados os preparativos para a EXPOCAFÉ 2009

A UFLA – Universidade Federal de Lavras estará promovendo entre os dias 17, 18 e 19 de junho de 2009 a 12ª edição da EXPOCAFÉ, considerada a maior feira de exposição do Agronegócio Café, registrada no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma síntese da principais feiras e exposições do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do ano de 2009

A UFLA – Universidade Federal de Lavras estará promovendo entre os dias 17, 18 e 19 de junho de 2009 a 12ª edição da EXPOCAFÉ, considerada a maior feira de exposição do Agronegócio Café, registrada no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma síntese da principais feiras e exposições do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do ano de 2009 

Ao final da edição anterior, quando foram realizados negócios acima de R$ 200 milhões em apenas três dias e os expositores deixavam reservados seus estandes para o próximo ano, a diretoria da EXPOCAFÉ visava reestruturar o projeto, adequando-o ao crescente número de visitantes, expositores, caravanas de estudantes, produtos e produtores.

 

As atividades de campo, demonstrativos de máquinas, defensivos e fertilizantes mereceram para este ano uma aumento de 20% na área na Fazenda Experimental da EPAMIG, na cidade de Três Pontas, no sul de Minas, onde se realiza o evento. A EXPOCAFÉ 2009 contará com 250 estandes, plots e quiosques, superando os números anteriores. A previsão de negócios a serem realizados deve manter-se no aumento de 15%, levando-se em conta a cautela nos mercados mundiais.

 

A cada edição, o objetivo da feira é levar sempre mais oportunidades e tecnologia aos empresários, essenciais à competitividade e sustentabilidade do sistema produtivo, mostrando aos visitantes as diferentes oportunidades no agronegócio café.

 

Agricultura familiar e o homem do campo

 

Nesta edição, a EXPOCAFÉ abre o debate sobre “Responsabilidade Social”, valorizando também a produção familiar, concentrando o homem no campo, a mão-de-obra, compatibilizando com máquinas e facilidades da produção.

 

São esperados cerca de 45 mil visitantes que encontrarão maior diversidade em produtos e serviços para a pequena e grande propriedade cafeicultora. Poderão conhecer técnicas para secagem do café, melhorias do solo, fungicidas, adubação e outros.

 

Rodadas de Negócios

 

Durante os três dias da feira, os empresários contarão com a RODADA DE NEGÓCIOS do SEBRAE, parceiro definitivo da Expocafé que proporciona agilidade e credibilidade aos negócios realizados durante o evento.

 

Piscicultura e exposição de animais

 

A exemplo da feira anterior, os visitantes poderão conhecer técnicas para aproveitamento de água, como a piscicultura. Haverá um aumento da área de exposição de grandes animais e técnicas de manejo e reprodução.

 

A feira não tem fins lucrativos, com entrada franca e conta com os serviços de telefonia móvel, bancários, alimentação e melhorias da infra-estrutura.

Para saber mais sobre a EXPOCAFÉ 2009, visite o novo site www.expocafe.com.br ou faça contato pelo telefone: (35) 3829.1764 / 1466 com a secretaria da Expocafé. E-mail: expocafe@ufla.br