Equipe do DMV/Ufla coordena exposição do Kennel Clube de Belo Horizonte

Em continuidade aos trabalhos exercidos pelo grupo de cinofilia coordenado pelo professor Carlos Artur (DMV), docentes do curso de Medicina Veterinária prestaram auxílio a três Exposições Panamericanas de Cães em São João Del Rei/MG. Os eventos foram patrocinados pelo Kennel Clube de Belo Horizonte (KCBH) e Federação Mineira de Cinofilia (FMC) ocorreram no dia 04/10. Os discentes, já treinados na área de auxílio de pista e arbitragem, realizaram toda a parte burocrática de cessão de titulações, permitindo o correto e rápido andamento da exposição.

Segundo o Dr. Sebastião Guimarães da Silva Filho, presidente da FMC, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) vem se destacando dentre todas as instituições mineiras de ensino superior no segmento de cinofilia, dando apoio técnico e logístico aos eventos cinófilos em todo o estado. E como um antigo sonho de criadores e cinófilos da região, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), órgão máximo na criação de cães de raça no Brasil, permitiu que, ainda este ano, seja fundado o Kennel Clube de Lavras (KCL), após longos 15 anos de operação como Núcleo Cinófilo em Lavras (NCL).

O professor Carlos Artur lembra que Lavras sedia exposições internacionais, panamericanas e nacionais de cães desde 1996, com um grande sucesso de comparecimento de criadores e público. De acordo com o professor, Lavras possui um potencial enorme para a instalação de mais canis registrados, contando com um plantel uniforme e de boa qualidade genética. O Departamento de Medicina Veterinária (DMV), em contrapartida, criou a disciplina de cinofilia (eletiva), aberta a todos os estudantes da Ufla que queiram ingressar no segmento de criação de cães de raça. Todas essas medidas junto a CBKC e a FMC colocarão, certamente, de maneira definitiva e incisiva, o KCL como um dos clubes federados mais atuantes do estado em matéria de cinofilia.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Sebastião (presidente da FMC), Dr. Capistrano (árbitro), Paula (DMV), Denise (DMV), Prof. Carlos (DMV), Dr. Luis Cláudio (árbitro), Germana (DMV) Bianca (DMV), Aline (DMV), Dr. Ginez (árbitro) e Isabela (DMV).