Ufla aprova criação do Departamento de Ciências Humanas

O Conselho Universitário – CUNI da Universidade Federal de Lavras – Ufla aprovou, neste mês, a criação do Departamento de Ciências Humanas da Ufla. Ele será responsável por abrigar os professores de um núcleo de ensino comum a todos os cursos de graduação da Universidade.

O novo Departamento viabiliza a alocação de docentes que darão suporte a uma das ações da reestruturação acadêmico-curricular proposta pela Ufla, por ocasião do projeto Reuni. Visando dar uma formação mais completa aos estudantes, a Ufla criou um grupo de conteúdos curriculares denominados Núcleo Fundamental Comum, que irá oferecer a todos os estudantes de graduação disciplinas da área de ciências humanas, como filosofia e sociologia e disciplinas instrumentais como português e inglês.

Segundo o professor João Chrysostomo de Resende, Pró-Reitor de graduação, muitos estudantes chegam à Ufla com deficiência em alguns conteúdos devido a uma má formação na educação básica. A intenção é melhorar a eficiência do ensino de graduação: “O objetivo é exatamente dar um incremento nesta base de ensino, que por ventura ele não tenha, para que o estudante tenha uma formação mais completa”. Concluiu.

A princípio, as disciplinas serão distribuídas nos três períodos iniciais do curso, totalizando de 20 a 24 créditos, distribuídos nas seguintes disciplinas: comunicação e expressão, inglês, matemática fundamental, filosofia e ética, sociologia e cidadania, além de outros conteúdos que podem ou não ser implantados, dependendo de cada colegiado, como: organização, mercado e empreendedorismo, ciência, tecnologia e sociedade e direito e legislação.

Cerca de 15 professores serão contratados, boa parte deles em editais a serem divulgados até fevereiro de 2009. “O Departamento de Ciências Humanas vem para abrigar esses professores do núcleo fundamental comum, e porventura, outros professores de cursos ligados a área de ciências humanas que podem vir a ser criados futuramente”, ressaltou Chrysostomo. A meta da Universidade é que o novo departamento esteja implantado com os professores contratados, para que as disciplinas possam ser oferecidas a partir do próximo semestre.