Ufla assina convênio com Cemig

A Universidade Federal de Lavras – Ufla, firmou nesta quinta-feira (6/11), um convênio com a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, para pesquisa com peixes, integrantes do Programa Peixe Vivo, que visa preservar a ictiofauna nas bacias hidrográficas onde a Cemig tem usinas.

As pesquisas farão uso das técnicas mais modernas para marcação e monitoramento de peixes, e têm como objetivo incrementar o conhecimento sobre o comportamento de espécies de peixes, principalmente migradoras, a jusante de usinas hidrelétricas promovendo a criação de estratégias de manejo e conservação mais eficientes.

O Reitor da Ufla, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, destacou a profícua parceria da Universidade com a Cemig nas áreas de reflorestamento e piscicultura, e os benefícios levados aos estudantes: “Estamos contribuindo para um fato histórico, no qual serão beneficiados, além da ictiofauna nativa, os estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, a instituição e a comunidade. Com o investimento em equipamentos e laboratórios, abre-se também a possibilidade de captação de recursos em outras agências de fomento para novas pesquisas, dotando a UFLA de maior competência instalada na área", afirmou.

Para o Diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Luiz Henrique Carvalho, existe uma série de questões socioambientais envolvendo o processo de geração de energia e, como a Cemig não dispõe de todas as informações relacionadas à fauna aquática, é preciso trabalhar junto às universidades. "Estamos agindo de forma proativa, sabendo inclusive que o problema não é do conhecimento da própria Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Temos que ter o cuidado necessário na operação de nossos ativos", avalia.

Também estiveram presentes na assinatura da parceria, o Presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, e a Diretora da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural – Fundecc, Professora Iara Alvarenga Mesquita Pereira.