Ufla desenvolve pesquisas com cana de açúcar que beneficia pequenos produtores

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras – Ufla estão desenvolvendo pesquisas com a cana de açúcar para detectar maneiras alternativas de utilização desta cultura, que é crescente no Sul de Minas.

 

As pesquisas visam dar apoio aos pequenos produtores de cana de açúcar da região. A alimentação do gado e a produção de açúcar mascavo, cachaça, rapadura, produtos farmacológicos e químicos são as principais formas de utilização pesquisadas.

 

O pesquisador e professor da Ufla, Luiz Antônio de Bastos, que coordena diversos projetos nesta área, destaca a carência de informação técnica que estes produtores têm no dia-a-dia: “poucas pesquisas são direcionadas ao uso alternativo da cana de açúcar em colaboração com os pequenos produtores.”

 

As pesquisas realizadas na Ufla têm dado resultado. Segundo Luiz Antônio, a aplicação de forragens e irrigação adequadas nas lavouras, tem permitido um crescimento médio de 35% na produção.

 

Novas pesquisas da Ufla envolvendo a cana de açúcar devem sair em breve. Entre elas uma que irá determinar o valor energético do bagaço de cana gerado por um alambique ao longo da safra.

 

Fonte: Revista Minas faz Ciência – Fapemig

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *