Realizado o primeiro treinamento do Projeto UFLACIÊNCIA

No período de 4 a 7 de agosto, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) recebeu os planetaristas da empresa Asterdomus Renato da Silva Oliveira e Luiz Antônio Alves Marinho para ministrarem um treinamento para operação do planetário adquirido pela Ufla, por meio do Projeto UFLACIÊNCIA.

Participaram do treinamento, o coordenador do projeto, prof. Bruno Andrade Pinto Monteiro do Departamento de Química da Ufla (DQI); o prof. Walclée de Carvalho Melo, também do DQI; o prof. Márcio Norberto Farias do Departamento de Educação Física (DEF); o representante do Museu de História Natural, Álvaro Naves Silva e os bolsistas de iniciação científica, Filipe Machado França (Ciências Biológicas) e José Sebastião de Andrade Melo (Licenciatura em Química).

Projeto UFLA CIÊNCIA:

Integração de espaços educativos na promoção da Educação Científica, democratização e popularização da Ciência e Tecnologia, constitui um conjunto de ações de divulgação em ciências por meio da integração de espaços formais e não formais de ensino. As atividades visam atingir um público variado, além de fornecer oportunidades para aperfeiçoamento, formação inicial e continuada de professores da rede de pública de educação básica, principalmente de escolas localizadas em municípios que possuem acordos de cooperação mútua com a Ufla.

Entre os grupos, que compõem o público alvo do projeto, destacam-se: licenciandos, professores da rede pública, professores e pesquisadores universitários; estudantes da rede de educação pública básica e o público em geral. O projeto conta com uma infra-estrutura que busca integrar os espaços formais e não formais, por meio de ações realizadas no Museu de História Natural da Ufla, que oferecem exposições inovadoras, disponibiliza um planetário inflável e realiza inúmeras ações de divulgação, disseminação científica e formação continuada de professores.

As atividades que são realizadas no espaço do Museu de História Natural, consistem na oferta de exposições permanentes orientadas e guiadas pelos alunos estagiários da Licenciatura; Mostra de filmes que envolvem temáticas ligadas as Ciências e que fomentam discussões sobre aspectos tecnológicos, éticos, filosóficos e históricos das Ciências; Exposições a apresentações periódicas do planetário, desenvolvidas pelos estudantes de Licenciatura e professores envolvidos no projeto, destinadas ao público em geral.