Ministério das Comunicações abre inscrições para Rádios Comunitárias

Na última sexta-feira (28/03), o Ministério das Comunicações publicou um aviso de habilitação para inscrição das entidades interessadas em executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária em 24 localidades brasileiras. Os interessados têm 45 dias, a contar da data de publicação, para apresentarem a documentação necessária.

As inscrições podem ser feitas por via postal, endereçado à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, situada na Esplanada dos Ministérios, Bloco R – Anexo-B, Sala 300, CEP.: 70044-900 – Brasília/DF; ou diretamente no protocolo central do Ministério das Comunicações, localizado no Edifício Sede, térreo, em Brasília.

A taxa de cadastramento é de R$ 20,00. A relação de localidades e as instruções para a participação no processo seletivo constam no Aviso n.º 02/2008, disponível no Portal do Ministério das Comunicações.

Confira as localidades:
AP
Calçoene – Tartarugalzinho

CE
Graça

GO
Águas Lindas De Goiás

MA
Anajatuba – Povoado de Picada – Apicum-Açu – Bacabal

MG
Iraí De Minas – São Sebastião do Paraíso – Vila Guardinha

PA
Tracuateua

PB
Pedra Lavrada

PE
Araripina – Povoado do Cavaco

PE
Catende – Ipubi

RN
Goianinha – Nova Cruz – Parnamirim

RO
Ji-Paraná – Monte Negro – Porto Velho – Distrito de Extrema – Porto Velho – Distrito de Jaci Paraná

SC
Jaraguá Do Sul – Rio Do Sul

SE
Areia Branca

Universidades discutem oferta de bolsas e maior integração entre cursos

Aconteceu nesta terça-feira, 1, no auditório do Ministério da Educação, encontro técnico de articulação da graduação com a pós-graduação no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O encontro, que contou com a presença de reitores e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das universidades federais, teve como objetivo discutir a viabilização da oferta de bolsas e uma maior articulação entre os cursos de pós-graduação e graduação dentro das universidades.

Para o reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Sales, a integração entre os cursos desperta maior interesse dos alunos da graduação na pós. “O aluno que se integra na pós-graduação tem mais possibilidades de fazer mestrado e doutorado no futuro”, disse Sales.

Em 2008, com o inicio da implementação do Reuni, serão ofertadas 394 bolsas de mestrado e 586 de doutorado nas universidades. Até 2012 esse número aumenta para 4.115 bolsas de mestrado e 5.746 de doutorado.

O Reuni prevê a ampliação do acesso e permanência na educação superior e melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais. Prevê também uma expansão qualitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior.

Conselho Universitário da Ufla aprova novos cursos de graduação e pós

Nas duas últimas reuniões do Conselho Universitário, realizadas nos dias 19 e 26 de março, foram aprovados 8 novos cursos na Universidade Federal de Lavras.

Dois cursos de Graduação: Licenciatura em Física e Bacharelado em Educação Física e Esportes; dois cursos de Especialização: Engenharia de Software e Orientação a Objetos e Aspectos; dois Mestrados: Sistemas de Informação e Desenvolvimento Rural e dois Doutorados: Ciências Veterinárias e Ecologia Aplicada.

Foi ainda aumentado o número de vagas para os bacharelados em Agronomia, Administração e Ciência da Computação e para as licenciaturas em Educação Física e Matemática.

Com esta expansão, a Ufla passa a receber 515 novos estudantes a cada semestre, o que representa um aumento de 28,75% na oferta de vagas somente na graduação.

Os cursos de graduação e de especialização terão suas vagas ofertadas no segundo semestre de 2008. Já os novos mestrados e doutorados serão submetidos à Capes e, se aprovados, também iniciam suas atividades ainda em 2008.