Gilmar Tavares é professor emérito em universidade africana

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) esteve representada pelo professor Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia, na República Democrática do Congo, África.

A visita técnica aconteceu no período de 12 a 19 de março, dando continuidade ao processo de parceria com a Université Libre des Pays des Grandes Lacs – ULPGL, com ênfase em extensão universitária e suas relações com Responsabilidade Social da Universidade.

Após intensa atividade de visitas, conferências e esclarecimentos para diversos setores da sociedade congolesa sobre a parceria em construção, no dia 19/03/08, ao encerrar esta etapa, o professor Gilmar Tavares foi homenageado pela reitoria e congregação com a faixa de professor emérito.

A República Democrática do Congo está tentando se reorganizar após muitas guerras e conflitos internos. A ULPGL deseja o apoio da Ufla em vários assuntos, principalmente em extensão universitária.

Segundo o coordenador do projeto Gilmar Tavares “a próxima etapa será a vinda de professores da ULPGL para estagiarem na Ufla e em seguida a ida de professores da Ufla para ULPGL”

Em setembro de 2007, a Ufla recebeu a visita do reitor da ULPGL Samuel Ngayihembako Mutahinga, que conheceu o Campus da Ufla, incluindo suas pró-reitorias, departamentos didáticos, atividades de ensino, pesquisa e extensão, órgãos colegiados e de apoio. Visitou, também, alguns projetos de extensão universitária apoiados pela Ufla nos municípios próximos à Lavras, visando o estreitamento das relações universitárias entre o Brasil e a África, através do Protocolo de Intenções, assinado no dia 21 de setembro, na Sala dos Conselhos da Reitoria.