Recursos para iniciar implantação de novos cursos

Assessoria de Comunicação

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) recebeu os primeiros recursos – R$ 1 milhão, que corresponde a 60% da parcela de investimento do Reuni em 2008 – para iniciar as obras de infra-estrutura que darão suporte à implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Com o Reuni, haverá uma expansão de mais 1045 estudantes, nos cursos já existentes, entre os anos de 2008 e 2012.

Além da ampliação da oferta de vagas nos cursos estabelecidos serão criados sete cursos novos de graduação, com uma oferta total, ao longo de cinco anos, de 1825 vagas. Esses cursos representam várias áreas do conhecimento e contribuirão para o amadurecimento da pluralidade na Ufla. Dentre esses cursos, quatro serão ofertados no período noturno, o que permitirá o aumento de eficiência no uso da estrutura da universidade e a ampliação da relação com diferentes segmentos da sociedade.

Todo o processo de reestruturação e expansão do ensino superior na Ufla será acompanhado pela ampliação dos recursos humanos, adequação de infra-estrutura, renovação de práticas pedagógicas e convergência das ações de extensão, pós-graduação, pesquisa e assistência estudantil para a consecução da proposta.

Para o reitor Antônio Nazareno Mendes, ‘a Ufla executou em 2007 um orçamento de OCC (Outros Custeios e Capital) complementados com emendas de R$ 19.2 milhões contra R$ 4.4 milhões executados em 2004, primeiro ano da gestão 2004-2008, além dos inúmeros convênios, como Finep-MCT, Fapemig, CNPq, ZEE-Semad, entre outros’.

Quadro nacional

Outras 41 universidades que aderiram ao Reuni também receberam recursos do governo federal, totalizando R$ 250 milhões.

O Ministério da Educação projeta um grande salto para a educação superior púbica com a implantação do Reuni, cuja conclusão está prevista para 2012. A expectativa é de que o sistema federal absorva 300 mil novas matrículas, eleve sua taxa de diplomação para 90% e atinja a relação de 18 alunos de graduação para cada professor.