Fapemig lança Edital Universal 2008

Após um ano marcado por conquistas importantes, como o repasse integral do orçamento e a reformulação de sua estrutura interna, a Fapemig inicia 2008 com expectativa de investimentos ainda maiores em ciência, tecnologia e inovação. E o primeiro edital do ano acaba de ser lançados: o Edital Universal, que irá financiar pesquisas em todas as áreas do conhecimento.

O Edital Universal destinará R$23 milhões às propostas aprovadas. O valor é pouco maior que o disponibilizado no Edital de 2007. Para o diretor científico da Fundação, Mario Neto Borges, um reajuste maior seria desnecessário, pois a modalidade alcançou um bom equilíbrio entre propostas apresentadas e aprovadas. ‘No ano passado, 56% da demanda qualificada foi atendida, o que é um bom índice’, explica.

Algumas novidades foram introduzidas. A partir de agora, todo projeto cujo orçamento for cortado em mais de 30% durante sua análise será desclassificado. O objetivo é que o pesquisador peça o valor que realmente for necessário para o desenvolvimento de seu trabalho. ‘Alguns pesquisadores, já pensando no corte das Câmaras de Assessoramento, jogavam o valor para o alto. Isso não é necessário. O conselho é preparar um orçamento adequado à proposta’, diz Mario Neto. A nova regra já será aplicada no edital Universal e valerá para todos os outros lançados pela Fapemig.

Vale destacar, ainda, uma mudança nos itens de custeio. A partir de 2008, a Fapemig passa a considerar livros como material de consumo. Além disso, os projetos de pesquisa devem trazer muito bem detalhadas as atribuições e responsabilidades de cada membro da equipe que irá realizar o trabalho.

Submissão
Outro ponto muito importante é que os pesquisadores que enviarem propostas ao Edital Universal não podem se candidatar no Programa Pesquisador Mineiro, e vice e versa. ‘A Fapemig, hoje, possui uma carteira completa de opções de financiamento. O proponente deve escolher aquela que lhe é mais adequada’, pondera o diretor científico. Essa instrução está presente no item 3 do edital e sua não observância resultará na desclassificação do projeto.

As propostas para o Edital Universal serão recebidas até 14 de março, somente por meio eletrônico. O pesquisador ainda não cadastrado no AgilFAP, sistema para submissão, avaliação e acompanhamento de propostas utilizado pela Fapemig, deve acessar http://agilfap.fapemig.br/ , informar seus dados e criar uma senha pessoal. O próximo passo é preencher o formulário de solicitação e enviá-lo. Quem já possui cadastro deve atualizar seus dados antes de encaminhar a proposta.

Para visualizar o edital, basta acessar www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital%2001-08%20Universal.pdf.

Dúvidas devem ser esclarecidas com a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br

Assessoria de Comunicação Social
Telefones: (31) 3280-2141 / 2105

acs@fapemig.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *