Fapemig já recebe propostas dentro do Programa Pesquisador Mineiro

Pelo segundo ano consecutivo, a Fapemiglança o edital do Programa Pesquisador Mineiro (PPM), que irá fornecer um ‘grant’ a pesquisadores e tecnólogos para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. ‘O objetivo deste Programa é valorizar o profissional com alta produtividade e, ao mesmo tempo, atrair pesquisadores de outras regiões’, conta o presidente da Fundação, José Geraldo de Freitas Drumond.

Este ano, serão concedidas 210 cotas, divididas em três grupos. O primeiro, contendo 100 cotas, é destinado a pesquisadores nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este grupo havia ficado de fora da primeira edição do PPM. Eles receberão mensalidades no valor de R$1 mil durante 24 meses. O segundo grupo, também contendo 100 cotas, é aberto a qualquer pesquisador que queira se candidatar. E o terceiro, de 10 cotas, é destinado a tecnólogos. Para as propostas aprovadas nestes dois grupos será concedido um total de R$48 mil, divididos em 24 mensalidades de R$2mil.

Entre os pré-requisitos, os candidatos devem possuir reconhecida liderança em sua área de atuação. No caso do pesquisador, é indispensável o título de doutor e produção científica e tecnológica de alta qualidade nos últimos cinco anos. O pesquisador inovador (tecnólogo), por sua vez, deve possuir, no mínimo, diploma de nível superior, vínculo permanente com instituição de ensino e/ou pesquisa e atuação em atividades de desenvolvimento tecnológico nos últimos cinco anos.

Avaliação
Para se candidatar ao PPM, o pesquisador deve ter um projeto de pesquisa financiado por órgão oficial de fomento sendo desenvolvido. Mas a comissão responsável pelo julgamento das propostas irá concentrar sua avaliação no plano de trabalho do pesquisador, e não em seu projeto de pesquisa. É muito importante, também, que o proponente atualize seu currículo Lattes, pois o desempenho e a produtividade serão analisados.

Atenção! Os pesquisadores que foram aprovados no Edital Universal 2007 ou que pretendem enviar propostas ao Universal de 2008 não podem se candidatar ao PPM. Candidaturas simultâneas resultarão na desclassificação das propostas. ‘Hoje, a Fapemig possui uma carteira completa de opções de financiamento. O proponente deve escolher aquela que lhe é mais adequada’, explica o diretor científico da Fundação, Mario Neto Borges. Os contemplados passarão a receber as mensalidades a partir de julho de 2008.

As propostas para o edital 03/2007 devem ser encaminhadas até 24 de março por meio do AgilFAP, sistema de submissão eletrônica de projetos da Fapemig. Para quem ainda não possui cadastro, o primeiro passo é acessar http://agilfap.fapemig.br/ , fornecer seus dados e criar uma senha pessoal. Com o cadastro concluído, o coordenador do projeto já pode acessar a plataforma do sistema, utilizando seu CPF como identificação (login) e a senha escolhida. O pesquisador já cadastrado deve se lembrar de atualizar seus dados antes de enviar o projeto.

Para acessar o edital clique em www.fapemig.br/editais . Outras informações com a Central de Informações da Fapemig: ci@fapemig.br

Telefones: (31) 3280-2141/ 2105

acs@fapemig.br