Índices Agrícolas apontam situação desfavorável para o produtor em 2007

Pesquisa do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), com base no levantamento mensal dos índices de preços agrícolas, chegou à conclusão de que, em 2007, os custos para produzir, no setor agrícola, superaram, em média, os preços pagos ao produtor rural pela venda de seus principais produtos.

No acumulado do ano, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve alta de 11,31%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 15,46%. Esses índices estimam, respectivamente, a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor.

A pesquisa do DAE/UFLA faz o levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários.

Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador do índice, que 2007 teve bons momentos para o produtor, mas em situações distintas. Primeiro foram as altas do preço do leite pago ao pecuarista entre abril e agosto, invertendo esta alta a partir de setembro, quando os preços do leite tipo B e tipo C iniciaram tendência de queda para o produtor.

Posteriormente, as altas do feijão e do milho a partir de agosto, ao contrário que vinha acontecendo no primeiro semestre, quando, em média, os preços destes dois grãos estavam em queda. Ressalta também o bom momento vivenciado pelas carnes, no segundo semestre. No entanto, o que segurou a renda agrícola em 2007 foi o preço do café, que tem elevado peso no cálculo do índice agrícola; no ano, o preço do café acumulou queda de 11,68%. Já os insumos mantiveram tendências de altas no início, metade e final do ano, afirmou o professor da UFLA.

Índices de Dezembro de 2007

Em dezembro, o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 3,96%, enquanto o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos produtos agropecuários teve variação negativa de 2,61%.

No mês de dezembro, o preço do café teve uma melhora de 3,52%, ao contrário do milho, cuja cotação reverteu a tendência de alta e caiu 6,77%, para o produtor. Já o feijão manteve a tendência de alta, com aumento de 3,52% no campo. Alguns produtos que compõem o grupo hortifrutigranjeiro também ficaram mais baratos para o produtor no mês pesquisado: repolho (-18,18%), pimentão (-37,14%), couve-flor (-18,18%), abobrinha (-33,33%), tomate (-10,4%) e milho verde (-78,57%). A grande alta entre os itens que compõem os hortifruti foi a da batata, cujo aumento, no mês, foi de 122,5%. Já o preço pago ao pecuarista pela venda do leite fluido tipo B caiu 7,35% e pelo tipo C, queda de 16,21%.

Entre os insumos agrícolas, as maiores altas, em dezembro, ficaram nos segmentos das sementes e mudas (9,75%), adubos (7,93%) e rações (7,03%).