Concerto Especial de Natal em comemoração aos 100 anos da Ufla

O Concerto Especial de Natal foi uma realização da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Comissão dos 100 anos da Ufla.

Com a promoção do Coral Vozes do Campus e do Museu Bi Moreira, o evento, contou com o apoio da Paróquia Sant`ana, Edinho’s Buffet, Expedito Modas, Fiorella Boutique e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Faepe e Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural – Fundecc.

O Concerto Especial de Natal foi realizado dia 18/12, na Matriz de Santana, com a participação da Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei – OPAS e do Coral Vozes do Campus, que aconteceu em 3 partes.

Como ingresso os organizadores solicitaram a doação de produtos de higiene pessoal que foram doados aos idosos do Lar Augusto Silva (Asilo de Lavras).

Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei – OPAS

Tem início em 29 de maio de 2007 a Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei. Seu começo foi difícil. A incerteza de sua existência era desafio a cada ensaio, mas graças ao empenho e à vontade de se fazer boa música deste grupo a formação da orquestra foi possível. Encontrou na Orquestra Ribeiro Bastos o apoio essencial para a realização do seu trabalho: estrutura física e bom relacionamento que os músicos de lá trouxeram.

O grupo OPAS possui em sua formação uma orquestra e um coro. Assim, sendo a OPAS pretende, na medida do possível, trazer ao público não só a música orquestral como também a música coral. Além disso, possui também, uma orquestra jovem, a OPA Jovem, realiza o importante trabalho social de formação de novos músicos.

Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei realizou, desde a sua estréia, três apresentações, duas em São João Del Rei e outra em Barbacena sendo a sua quarta apresentação, honrosamente em Lavras.

Na apresentação a Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei contou com a participação especial de Paulo Ramos. Os comentários das peças foram pronunciados pelo músico Abgar Tirado e a regência coube ao maestro, Rodrigo Sampaio Pereira.

Coral Vozes do Campus

Formado por alunos, servidores, professores e pessoas da comunidade lavrense, o Coral Vozes do Campus tem se apresentado em várias solenidades oficiais e em outras cidades mineiras, sendo um espaço interessante para aqueles que queiram dele participar.

Na apresentação, o Coral Vozes do Campus contou com a participação especial de Ozéias Reis.”

Finalizando as apresentações, o Coral Vozes do Campus se apresentou com a Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei.

Programa
Antônio Vivaldi – Concerto em Mi Maior – RV 269 “La Primavera” das Quatro Estações: Allegro, Largo e Pianíssimo sempre, Allegro e Ligia Velofiche – Violino Solo.
E. Grieg Peer Gynt – Suiteº 1 Opus 46, Morning Mood e Ases’ Death – Suite nº 2 – Opus 55, Solvej Song.
L. V. Beethoven – Sinfonia nº 5 em Dó menor Opus 67 – Allegro com brio
A. Vivladi – Glória em Ré Maior RV 589 – Glória, Et in terra pax hominibus, Laudamos te, Gratias agimus tibi, Propter magnan gloria, Domini Deus, Domini Fili Unigeniti, Domine Deus, Agnus Dei, Qui tollis peccata mundi, Qui Sedes ad dexteram, Quonian tu solus Sanctus e Cum Sancto Spiritu
J.S.Bach – Jesus Alegria dos Homens.

O Concerto contou ainda, com a participação especial de Selma Regina da Silva – Soprano, Sônia Maria Neves – Soprano e Kissya Andrade – Contralto.

Homenagens
A maestrina Norma Lúcia de Matos, em nome do Coral Vozes do Campus, prestou uma especial homenagem ao reitor da Ufla, Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

O reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes fez a entrega simbólica dos materiais arrecadados para a Irmã Branca, que representou o Lar Augusto Silva.

A musicista Ana Maria Kill fez a entrega de um presente da Expedito Modas ao Maestro Rodrigo Sampaio Pereira.

A maestrina Delva Emerich Portilho de Oliveira fez a entrega de um presente da Fiorella Boutique à maestrina Norma Lúcia de Matos.