Confira os lançamentos das editoras universitárias

“A vida e os feitos do Divino Augusto”, Suetônio e Augusto – Matheus Trevisam, Paulo Sérgio Vasconcellos e Antônio Martinez de Rezende (tradutores) – A reunião de textos de Suetônio e de Augusto em um só livro dá uma dimensão mais ampla à escrita do texto biográfico antigo: o leitor terá a experiência única de confrontar duas obras que conduzem, por caminhos e matizes diferentes, à mesma vida. A tradução que ora se publica permite ao não-leitor do original latino seguro acesso às informações e constitui estímulo à superação do tempo que se nomeia Antigüidade. A mesma tradução permite ao leitor do original latino, ampliar suas possibilidades de interpretação e de vivência da Antigüidade. Ao final da leitura, o leitor se sentirá tão cidadão romano quanto concidadão de Augusto: tam romanus ciuis sum, ut Augustus ciuis meus. (UFMG)

“Cruéis paisagens: literatura brasileira e cultura contemporânea”, Ângela Maria Dias – Na obra, a escritora utiliza o chamado “princípio de crueldade” – expressão do filósofo Clément Rosset que designa o “inescapável ou insuportável do real” – para classificar a temática da selvageria contida na literatura brasileira contemporânea em três modalidades: a propriamente cruel, que é sádica e violenta; a crueldade do exotismo, voltada para a estetização da diferença; e a da melancolia, que se apresenta indiferente e narcísica. Além de analisar a constante da crueldade no cotidiano urbano brasileiro, manifestada em textos por meio da ficcionalização da violência, da pornografia e da desigualdade social, a autora examina alguns artigos sobre grandes nomes da poesia brasileira. (UFF)

“Inserçăo internacional: formaçăo dos conceitos brasileiros”, Amado Luiz Cervo – as relaçőes entre o Brasil e a ordem mundial na perspectiva de conceitos elaborados por pensadores do país. Esse é o enfoque do livro, que recebeu o troféu Cultura Econômica 2007, concedido pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre. (UnB)

“Universidade: A Democracia Ameaçada”, Waldir José Rampinelli, Valdir Alvim e Gilmar Rodrigues (Orgs.) – tem como objetivo principal analisar e apontar novos rumos para o avanço de um processo democrático na universidade brasileira. Para tanto são abordados vários assuntos, entre os quais o papel dos intelectuais na sociedade, passando pela democracia e pelas eleições internas, focando o dirigismo dos órgãos fomentadores de pesquisa, analisando o carreirismo que leva “à raridade do pensamento crítico e abrangente”, discorrendo sobre o movimento estudantil e dos técnicos-administrativos, denunciando o expansionismo dos cursos pagos lato senso, discutindo a idéia de universidade e a recente reforma universitária. Temas, por demais importantes que requerem uma discussão constante. (UFSC)

“Introdução ao Direito Ambiental”, Erinaldo Moreira Barbosa – o livro traz informações jurídico-ambientais apresentadas em linguagem interdisciplinar conceitos, definições, princípios e teorias, além de discorrer sobre as principais legislações ambientais brasileiras. (UFCG)

“Coletânea de Documentos Raros do Período Colonial (1727-1746)”, Eliane Maria Oliveira Morgado, Nileide Souza Dourado, Vera Lúcia Duarte e Otávio Canavarros (Orgs.) – é o resultado de uma pesquisa, que também tem caráter inédito. Metodologicamente foi organizada a partir da pesquisa bibliográfica, documental, principalmente da arquivística por ocasião da transcrição e leitura paleográfica; orientou também, todo o processamento técnico do arranjo, a definição tipológica e por último, as normas que fixam diretrizes e convenções para a transcrição e edição de documentos manuscritos, possibilitando uma apresentação racional e uniforme, explica Nileide Dourado, coordenadora do NDIHR. (UFMT)

“Um concerto em tom de conversa”, Agustina Bessa-Luís; Manoel de Oliveira Aniello Angelo Avella (Organização e Introdução) – nesse rico diálogo, compartilham memórias, discutem idéias, notícias e falam de sentimentos. Na relação dinâmica entre os dois, nem sempre de todo concorde, o que se destaca é o valor altíssimo conferido por ambos à palavra e à imagem. A “magia” da palavra e a força da imagem seduzem tanto a romancista quanto o cineasta; com meios artísticos diferentes, os dois realizam uma tentativa de escavação dos sentimentos humanos em busca da “origem primordial”, da “verdade”, apesar de terem consciência de que ela é ontologicamente ilusória. (UFMG)

“Percursos do olhar: comunicação, narrativa e memória”, Mariava Carlos Barbosa – é um verdadeiro “guia” que ajuda a decifrar paradigmas teóricos e conceituais fundamentais para os estudos de comunicação. (UFF)

“O coração sitiado”, Luiz José da Silva – temas como o amor, a sensualidade, paixão, a saudade e a religiosidade predominam nos poemas do autor, que nasceu na Fazenda do Sacramento, bairro de agricultores próximo à sede do município de Águas Mornas, em 1962. (UFSC)

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Andifes entrega medalha Mérito Educacional

A Andifes agraciou com a medalha ‘Mérito Educacional Andifes’ personalidades que contribuem para a contínua melhoria da qualidade e a universalização do acesso à educação brasileira como forma de inclusão social duradoura, bem como para o desenvolvimento da ciência e tecnologia como forma de crescimento de todas as regiões brasileiras e, consequentemente, do País. A solenidade aconteceu na noite do dia 11 de dezembro, em Brasília.

Este ano foram agraciados:

Professor Antônio Diomário de Queiroz

Professor Carlos Roberto dos Santos

Professor Emídio Cantídio

Professor Mozart Neves Ramos

Professor Nelson Maculan

Professor Newton Lima Neto

Professor Odilon Antônio do Canto

Professor Rodolfo Joaquim da Luz

Professor Tomaz Aroldo Santos

Professora Ana Lúcia Gazzola

Professora Vanessa Guimarães Pinto

Professora Wrana Maria Panizzi

Deputado Carlos Abicalil

Deputado Gastão Vieira

Deputado Gilmar Machado

Deputado Pedro Wilson

Deputado Severiano Alves

Ministro Aroldo Cedraz

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Candidaturas à Bolsa Mérito MRE iniciam em 17/12

A partir de hoje, segunda-feira (17/12) as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) podem enviar ao Ministério das Relações Exteriores as inscrições dos candidatos à Bolsa Mérito MRE para o primeiro semestre de 2008.

Cada IES deverá selecionar seus melhores alunos de PEC-G para receberem o benefício. A escolha deve levar em consideração: excelência acadêmica, condição socioeconômica, frequência escolar e previsão de envolvimento do aluno em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, em que pesem, preferencialmente, as contribuições do contexto cultural e social do país de origem.

A Bolsa Mérito, instituída pela Portaria Ministerial nº 657, de 1º de novembro de 2006, visa à concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 500,00 mensais, por 06 meses, de janeiro a junho de 2008, para alunos estrangeiros do Programa Estudantes-Convênio de Graduação que demonstrem desempenho acadêmico excepcional.

As inscrições podem ser encaminhadas, até o dia 5 de janeiro de 2008, para: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (MRE) – DIVISÃO DE TEMAS EDUCACIONAIS (DCE) – Bloco H – ANEXO I -Sala 432 – Esplanada dos Ministérios – CEP: 70.170-900 Brasília – DF. Informações pelo telefone: (61) 3411-8570 ou pelo site: www.dce.mre.gov.br/.

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)