Ufla realiza Workshop: Ciência, Tecnologia e Formação Profissional

O evento aconteceu no dia 7/12, no Salão de Convenções e contou com a presença de pró-reitores, coordenadores de cursos e programas, chefes de departamentos, professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação e autoridades.

O workshop: Ciência, Tecnologia e Formação Profissional na Ufla é uma realização da Universidade Federal de Lavras e objetivou discutir o papel da universidade na geração de ciência e tecnologia no Brasil, com ênfase na participação da Ufla, na visão de dirigentes de empresas públicas e privadas, bem como obter informações que possibilitem direcionar as ações da Ufla na qualificação do profissional do futuro.

Foram convidados para compor a mesa de honra: Antônio Nazareno Mendes, reitor da Ufla; Gabriel José de Carvalho, pró-reitor de Graduação; Joel Augusto Muniz, pró-reitor de pós-graduação; deputado Federal Paulo Piau Nogueira, da Câmara de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados; Antônio Claret de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Relações Corporativas V&M do Brasil; Fernando Antônio Pereira, diretor superintendente da Agroceres Pic; Magno Antônio Patto Ramalho, coordenador geral do evento.

A Universidade Federal de Lavras possui 16 departamentos didático-científicos, distribuídos em uma área de 600 hectares, com mais de 180.000 m2 construídos. Com 360 professores e 340 técnicos administrativos, a Ufla se destaca no cenário da educação pública superior no País. São ofertados 13 cursos de graduação, mais de 60 cursos de especialização, 19 mestrados e 15 doutorados, com cerca de 13.000 estudantes matriculados. A atividade de pesquisa se organiza em mais de 70 grupos, com 370 linhas de pesquisa e 1200 projetos em andamento. A produção científica é crescente, atingindo 2.500 publicações científicas por ano.

Além do papel histórico na extensão voltada ao agronegócio, a Ufla se destaca na promoção de eventos e na transferência de tecnologias, coordenando projetos de extensão universitária que beneficiam anualmente mais de 300.000 pessoas, que conta com parcerias estabelecidas com instituições públicas e privadas, ao longo deste um século de existência. São mais de 1.000 convênios, acordos de cooperação e contratos em andamento.

Homenageados
No ano em comemoração ao centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras, a maior honraria outorgada pela Instituição a pessoas e Instituições é a “Medalha Comemorativa do Centenário”.

Recebeu das mãos do reitor, Antônio Nazareno, a Medalha Comemorativa do Centenário e o certificado de Honra ao Mérito, o deputado federal Paulo Piau Nogueira. Fernando Antônio Pereira, diretor superintendente da Agroceres Pic, entregue por Elias Tadeu Fialho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Antônio Claret de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Relações Corporativas V&M do Brasil, entregue por José Roberto Soares Scolforo, Pró-Reitor de Pesquisa.

No evento, João Chrysostomo de Rezende Júnior, coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e membro da Pró-Reitoria de Graduação, falou sobre o processo de flexibilização e as oportunidades que a Ufla oferece aos seus egressos.