Ufla sedia Festival de Dança Conquista

Mais que um simples evento de Dança, o Festival Conquista abre, dentro das comemorações do Centenário, uma campanha em prol dos direitos das pessoas portadoras de deficiências

Aneliese Castro

Acontecerá no próximo sábado, 01 de dezembro, a quarta edição do “Festival de Dança Conquista” de pessoas portadoras de deficiências. No palco 48 artistas e 07 produtores. O grupo Conquista é fruto da iniciativa corajosa de um grupo pequeno de deficientes – incentivados pela profissional de Educação Física, Michele Barreto – que com o tempo conseguiu o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras. Dentre os participantes pode-se perceber os mais diversos tipos de necessidades especiais advindos de alguns problemas como: deficiências visuais, alguns tipos de paralisia, acometidos por AVC (Acidente Vascular Cerebral), portadores de esclerose múltipla, Síndrome de Down, entre outros. Cada participante tem seu espaço no espetáculo.

De acordo com o coordenador do evento Dudu Melo, também deficiente visual, esta é uma forma de inserir o diferente na sociedade, sem causar sentimentos de piedade ou estranheza. “Tudo começou com uma brincadeira onde nós mesmos não tínhamos certeza de que seríamos capazes. Mas a professora Michele Barreto nos ajudou a perceber, por intermédio da dança, que a superação é possível”, comenta.
O festival de dança tem como objetivo mostrar a todos que a deficiência não faz com que a pessoa fique incapacitada e que a arte pode ser o grande impulsionador desse pensamento, acrescenta Dudu.

Presidente da Comissão do Centenário, professor Luiz Antônio Lima, ressalta a importância do evento e aproveita para falar do lançamento da campanha Ufla 100 Anos – Sem Obstáculos, Sem preconceitos. “Infelizmente ainda temos obstáculos físicos e psicológicos a serem superados e nosso objetivo é removê-los” Luiz Lima, ressalta ainda a importância da presença da comunidade no evento: “Através da divulgação maciça com cartazes, flyers, inserções em rádio, na TV Universitária, convites direcionados às instituições ligadas ao trabalho com deficientes, esperamos realizar um grande encontro. A Ufla sabe da importância dessa iniciativa e espera com isso despertar em todos o sentimento solidário que permitirá remover as dificuldades encontradas atualmente pelas pessoas portadoras de deficiências”.
O evento acontecerá às 20h no Ginásio Poliesportivo da Ufla. Haverá transporte gratuito a partir de 19h, na praça Augusto Silva, em frente ao Banco do Brasil. Entrada Franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *