Fapemig aprova projetos de biocombustíveis da Ufla

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, que é a coordenadora do programa mineiro de desenvolvimento tecnológico e produção de biocombustíveis, aprovou dois projetos de pesquisa da Ufla visando a estruturação de um pólo de excelência setorial na área de biocombustíveis.

Os projetos aprovados foram: “Obtenção de Cultivares Melhoradas de Batata-Doce Apropriadas a Produção de Etanol Combustível”, no valor de R$136.678,00 na área de álcool combustível e o projeto “Estruturação da Produção de Plantas Oleaginosas para a Produção de Biodiesel em Minas Gerais” no valor de R$555.613,00, na área de biodiesel.

Os projetos serão desenvolvidos com as culturas da batata-doce, algodão, mamona, girassol e nabo forrageiro em diferentes regiões do Estado de Minas Gerais, e envolverão profissionais dos departamentos de Agricultura, Ciência da Computação, Química, Engenharia e Zootecnia. Dentre as ações estratégicas que serão desenvolvidas destaca-se a capacitação e treinamento de pessoal, visando a formação especializada de mão-de-obra na cadeia produtiva do biodiesel, incluindo as áreas de produção vegetal, extração e purificação de óleos, produção e uso do biodiesel e seus co-produtos.

A Universidade Federal de Lavras tem focado dentro de sua política de pesquisa, ações priorizando demandas regionais, estaduais e nacionais, buscando gerar conhecimento e tecnologia, e disseminá-los em padrões elevados de qualidade, atendendo as demandas sócio-econômicas e ambientais.

A produção de energia renovável é uma das grandes prioridades mundiais, e a agricultura é a alternativa mais viável do ponto de vista econômico, social e ambiental, para geração de energia renovável. Dentre os grandes desafios agrícolas está o desenvolvimento de tecnologias de produção mais eficientes, definições de plantas e cultivares com potencial de produção de biocombustível e a formação e capacitação de pessoal na cadeia produtiva dos biocombustíveis.