Brasil firmará acordo de cooperação sobre educação profissional com os EUA

Portal MEC, 06/11/07

Representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) reúnem-se em Brasília, na quinta-feira, 8, e na sexta, 9, para finalizar relatório sobre acordo de cooperação entre os governos brasileiro e norte-americano na área de educação profissional e tecnológica. O documento aponta sugestões para cooperação na área da certificação, no acompanhamento de egressos e no campo das experiências bem-sucedidas de inclusão de alunos formados em empresas.

“Pretendemos criar uma política que nos permita saber se as instituições, tanto brasileiras quanto norte-americanas, estão atendendo às demandas do mundo do trabalho”, diz o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Campos (Rio de Janeiro), Luiz Augusto Caldas.

Técnicos brasileiros realizaram visitas a escolas da América do Norte. Os consultores norte-americanos Donald Holsinger e Mary Gershwin estão no Brasil para conhecer instituições federais de educação profissional e tecnológica.

Participam da reunião a coordenadora-geral de políticas de educação profissional e tecnológica, Caetana Juracy Rezende Silva; o professor Luiz Caldas e os representantes do Cefet Química, de Nilópolis (Rio de Janeiro), Sidnei Quezada de Meireles Leite, e do Cefet da Bahia, Maria da Conceição da Veiga.

A iniciativa recebe o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Ana Júlia Silva de Souza