Ufla realiza Treinamento no uso do Portal de Periódicos Capes

Evento organizado pela Diretoria de Programas da Capes, por meio da sua Coordenação de Acesso à Informação Cientifica e Tecnológica – CAC, em parceria com a Biblioteca Central e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Ufla. Será ministrado por uma técnica da Capes e por editores e fornecedores que produzem bancos de dados.

O treinamento está direcionado a pesquisadores, coordenadores de pós-graduação, professores, estudantes e bibliotecários e contará com a participação da Ufla e de outras instituições Federais da região.

O objetivo do treinamento é capacitar o profissional para o uso do Portal Capes formando multiplicadores de informações. O Portal é uma fonte atualizada para pesquisas em diversas áreas.

O treinamento será realizado nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Anfiteatro da Biblioteca Central da Universidade Federal de Lavras, o dia todo.

Inscrições na secretaria da Biblioteca Central.
Email: secretaria.bc@ufla.br
35) 3829-1174

Oportunidade em recursos hídricos na Alemanha

Para ex-estudantes e ex-professores de universidades alemãs na área de recursos hídricos

Água potável está se tornando um bem cada vez mais escasso em todo o mundo. O acesso universal à água é uma das metas do milênio das Nações Unidas.

Motivado pela questão, o DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico vai promover em 2008 três escolas de verão para profissionais da área de recursos hídricos de países em desenvolvimento e que já tenham estudado, dado aulas ou pesquisado em universidades alemãs.

Estas Alumni Summer Schools terão a duração de uma semana (27 de abril a 3 de maio de 2008) e serão realizadas em três universidades alemãs sobre temas diferentes.

· TH Karlsruhe: ‘Water conservation – A Global Challenge’

· Universidade de Siegen: ‘Rural Sanitation Management’

· TU Berlin: ‘Urban Water Supply and Sewage Treatment – New Applications and Technologies’

Depois, os participantes visitarão a IFAT (International Trade Fair for Water, Sewage, Refuse and Recycling), em Munique, de 5 a 9 de maio.

Os organizadores assumirão grande parte dos custos de viagem, estada na Alemanha e das atividades do programa. Despesas com vistos de viagem, por exemplo, devem correr por conta dos participantes. Verifique as condições no
link abaixo.

Candidatos devem encaminhar resumo de tema para apresentar na escola de verão. Idioma: inglês.

Inscrições diretamente com as universidades até 31 de outubro (TH Karlsruhe) ou 15 de novembro (TU Berlin e U Siegen).

Mais informações e orientações para candidatura (leitura imprescindível):
http://rio.daad.de/download/Alumniprojekt%20Wasser%20Sammelausschreibung%202
008.pdf

Câmara estuda certificação para professor do ensino básico

Portal UOL, 24/09/07

Um exame nacional de certificação como pré-requisito para o exercício do magistério na educação básica. Essa é a proposta incluída no projeto de lei 1088/07, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. De acordo com o documento, o exame deverá ser aplicado pelo menos uma vez ao ano.

A proposta, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), dispensa do exame os profissionais já em exercício e os que já passaram por cursos de formação inicial.

Avaliação periódica

A idéia do projeto, que é do deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), é fomentar o desenvolvimento de planos de carreira que contemplem a valorização do magistério a partir da competência profissional.

Controvérsias na formação

A formação de professores com nível médio tem sido envolvida em controvérsias. A LDB gerou dúvidas sobre o assunto ao estabelecer que ‘até o fim da Década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço’. Pela Lei, publicada em dezembro de 1996, a Década da Educação termina em 23 de dezembro de 2007.

Em 2001, a Lei Federal nº 10.172 aprovou o PNE (Plano Nacional de Educação), dando prazo de dez anos para que 70% dos professores do ensino básico adquirissem formação superior.

Para o MEC, a formação em nível superior para o magistério é uma meta, um desafio que deve ser perseguido na busca da valorização dos professores e da melhoria da qualidade do ensino. Ninguém deve se contentar apenas com o nível médio.

Direito de lecionar

O PNE reconhece a existência de cerca de 30 mil professores que atuam na educação infantil sem formação superior e aproximadamente 10 mil em classes de alfabetização, com formação apenas no ensino fundamental. Cerca de 100 mil professores (número que o PNE considerava subestimado) atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e precisam de formação específica em nível médio.

O CNE (Conselho Nacional de Educação) afirma que professores formados no curso normal têm direito adquirido e constitucional de exercer suas funções na educação infantil e na primeira etapa do ensino fundamental. O parecer sobre o assunto (CNE/CEB 03/2003) foi aprovado em março deste ano.

‘As pessoas que foram legalmente habilitadas para o exercício do magistério possuem esse direito por toda a vida’, declara Nelio Bizzo, vice-presidente da Câmara de Educação Básica do CNE e relator do parecer. Isso vale para quem já está na rede de ensino e para quem irá se formar no curso.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), existem atualmente, no Brasil, 1.339 cursos ou habilitações em magistério autorizados pelo MEC. No entanto, o nível de formação dos professores atuantes é definido por leis estaduais ou municipais.

Entrega de prêmios aos melhores alunos e Aula da Saudade

Universidade Federal de Lavras, por meio de suas parceiras tem como tradição, premiar aqueles que obtiveram melhor desempenho em sua vida acadêmica. A entrega da premiação e aula da saudade aconteceu hoje dia 26 de setembro, no Salão de Convenções.

Empresas incentivadoras e alunos premiados

Sr. Marcos Roberto Dutra representante da Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. entregou o “Prêmio Syngenta Destaque em Cafeicultura” para o formando do Curso de Agronomia Eder Carvalho Sandy.

Sr. Roberto Ribeiro Júnior, supervisor de vendas da Guabi Nutrição Animal entregou o “Prêmio Guabi”.para a formanda do Curso de Zootecnia Renata Ribeiro Alvarenga.

Sr. Cassiano Mobricci, assessor agronômico da Bunge Fertilizantes S.A. entregou o “Prêmio Bunge” para o formando do Curso de Agronomia Fabrício William de Ávila.

Sr. Lourenço Del Guerra, diretor comercial da Pinhalense Máquinas Agrícolas entregou o “Prêmio Pinhalense” o formando do Curso de Engenharia Agrícola João Carlos Teles Ribeiro da Silva.

Engenheiro Fernando Fisher gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em Silvicultura da Vallourec & Mannesmann Tubes, entregou o Prêmio “Tubo Verde” para a formanda do Curso de Ciências Florestais Elisa Maganha, representada por Stella Villas Boas Gonçalves.

Delegado do Conselho Regional de Administração em Lavras, José Peixoto Maciel Filho entregou o Prêmio CRA para o formando do Curso de Administração Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha.

Professor Heitor Augustus Xavier Costa, Delegado da Sociedade Brasileira de Computação na UFLA entregou o Premio SBC para o formando do Curso de Ciência da Computação Diarley Cardoso de Souza.

Sr. Carlos Henrique Henrique, Diretor Comercial da Ouro Fino Saúde Animal entregou o Premio Ouro Fino para o formando do Curso de Medicina Veterinária Leandro Silva Ribeiro, representado por Lílian Claudia Gionda.

Professora Lisete Chamma Davide, em nome da Cemig entregou o prêmio Cemig a formanda do Curso de Ciências Biológicas Carolina Delfim Fernandes Lima.

A aula da saudade foi proferida pelos professores José Augusto de Freitas Lima do Curso de Zootecnia, Rodrigo Lopes Ferreira do Curso de Ciências Biológicas, José Monserrat Neto do Curso de Ciência da Computação, Geraldo Andrade de Carvalho do Curso de Agronomia, Carlos Eduardo Silva Volpato do Curso de Engenharia Agrícola, Flamarion Tenório de Albuquerque do Curso de Medicina Veterinária e José Marcio Rocha Faria do Curso de Engenharia Florestal.