Novas salas de aula no Departamento de Agricultura

O Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras foi criado pelo Regimento da Escola Superior de Agricultura de Lavras em seis de janeiro de 1966. É o mais antigo departamento didático-científico e também um dos maiores da Ufla. Dele saíram os departamentos de Ciências Florestais e de Biologia.

Estão sediadas no Departamento, as Coordenações dos Cursos de Graduação em Agronomia e Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, ambos os mais antigos e maiores cursos da Universidade em número de estudantes, bem como oito Núcleos de Estudos Temáticos sendo: Cafeicultura, Cultura de Tecidos, Fruticultura, Floricultura e Paisagismo, Grandes Culturas, Olericultura, Plantas Daninhas e Plantio Direto, e a Empresa Terra Júnior.

O Departamento de Agricultura congrega docentes e pesquisadores da Agronomia, e servidores técnico-administrativos, que atuam no ensino, na pesquisa e na extensão, gerando expressiva produção científica com a participação de estudantes. Agrega dez Setores, estabelecidos em conformidade com subdivisões de sua área de atuação (Agricultura Geral, Cafeicultura, Cultura de Tecidos, Floricultura e Paisagismo, Fruticultura, Grandes Culturas, Olericultura, Plantas Daninhas, Plantas Medicinais e Sementes).

A história do Setor de Agricultura Geral confunde-se com a história do DAG, e, em parte, com a história da própria Esal/Ufla. Neste Setor atuaram os professores pioneiros Tancredo Paranaguá, Jaziel Resende e Eurípedes Pacheco (Paivaca), todos de saudosa memória. Mais recentemente o Setor foi dirigido pelos professores Waldenor da Rocha Gomes e Gabriel José de Carvalho. Atualmente é dirigido pelo professor Luiz Antônio Augusto Gomes, e dele participam o professor Gabriel e Èlberis Pereira Botrel.

Pelo Setor de Agricultura Geral passam estudantes de graduação de vários cursos da Ufla, em seus primeiros contatos com disciplinas da área de Agrárias. Muitos desses estudantes desenvolvem aqui suas pesquisas, juntamente com seus colegas do curso de pós-graduação em Fitotecnia.

Para o descerramento e leitura da placa foram convidados: o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o chefe do Departamento de Agricultura, Samuel Pereira de Carvalho, o professor aposentado Waldenor da Rocha Gomes e o responsável pelo Setor de Agricultura Geral Luiz Antônio Augusto Gomes.