Confira os lançamentos das editoras universitárias

“Psicologia e saúde: desafio às políticas públicas no Brasil”, Edinete Maria Rosa, Helenira Aparecida Novo, Maria Elizabeth Barros de Barros e Maria Inês Moreira (Orgs.) – A obra é resultado do Encontro Regional de Psicologia Social do Espírito Santo, realizado em 2005, em Vitória, onde se discutiu o papel dos profissionais na construção e implementação de políticas de saúde no Brasil. (UFES)

“Iniciação Esportiva Universal 2 – Metodologia da Iniciação Esportiva na Escola e no Clube”, Pablo Juan Greco (org.) –Trata da iniciação esportiva na escola e no clube, sendo esse o diferencial desta obra frente às demais publicações sobre esportes disponíveis no mercado. Não basta ter talento, é preciso ter método. Versa sobre a importância da competição, mas ressalta os perigos de uma precoce necessidade de competir e vencer. (UFMG)

“Amor Bandido – as teias afetivas que envolvem a mulher no tráfico de drogas”, Elaine Cristina Pimentel Costa – Apresenta um estudo que teve como objetivo demonstrar que a afetividade aparece com um fator preponderante para o envolvimento da mulher no tráfico de drogas. (UFAL)

“Algumas abordagens na educação sexual na deficiência mental”, Lília Maria de Azevedo Moreira – a obra apresenta, de forma acessível, questões ligadas à sexualidade de pessoas com deficiência mental. Oferece uma visão integrada da sexualidade e desenvolvimento, além de propor dinâmicas de grupo e oficinas pedagógicas para a promoção da educação sexual de jovens. Fornece informações atualizadas sobre a genética e o desenvolvimento, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis. (UFBA)

“Povos Indígenas de Pernambuco – Identidade, Diversidade e Conflito”, Renato Athias (Org.) – a publicação é composta por textos de vários pesquisadores que abordam questões como a identidade indígena, estudos no campo da saúde, educação e cultura para os povos indígenas dos territórios pernambucanos. Estão entre os autores Vânia Fialho, Renato Athias, Maximiliano Carneiro da Cunha, Jozelito Alves Arcanjo, Marcondes de Araújo Secundino, Rita de Cássia Maria Neves, Liliane Cunha de Souza, Heloisa Eneida Cavalcante, Carolina Farias Leal Mendonça, Geórgia da Silva e Bartolomeu Figueirôa de Medeiros. (UFPE)

“Territórios de Confrontos: Campina Grande – 1920-1945”, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de Sousa – o livro faz parte da coleção ´Outras Histórias´, idealizada por professores da Unidade Acadêmica de História e Geografia com o objetivo de mostrar a produção das pesquisas desenvolvidas no âmbito da UAHG, e faz uma análise das tensões e múltiplas formas dos moradores viverem, na cidade de Campina Grande, nas décadas de 1920 a 1940, buscando compreender como jornaleiros, operários, artistas, comerciantes, prostitutas, industriais e agricultores viviam, onde moravam, amavam, se divertiam, trabalhavam e como usavam os espaços e territórios da cidade, num período em que sua área central passava por um processo de reforma urbana. (UFCG )

“Gestão da Tecnologia da Informação – Aspectos da realidade do Estado do Rio Grande do Norte”, Manoel Veras de Souza Neto e André Maurício Cunha Campos (Orgs.) – o livro trata dos aspectos da tecnologia e gestão da informação com capítulos sobre planejamento dos sistemas de informação e comunicação no setor público, inclusão digital (telecentros de inclusão digital) e a questão dos softwares livres, mostrando a realidade dessas tecnologias no Estado. (UFRN)

“Ensino-Trabalho-Cidadania: Novas marcas ao ensinar integralidade no SUS”, Roseni Pinheiro, Ricardo Burg Ceccim e Ruben Araujo de Mattos (Orgs.) – apresenta iniciativas concretas de inovações pedagógicas e educativas implantadas nos mais diversos recantos do Brasil. Os textos, escritos por 47 profissionais, estão organizados regionalmente, respeitando as especificidades de cada local. Desse amplo painel fazem parte projetos implantados no Acre, Juazeiro do Norte, Campo Grande, Botucatu, Belo Horizonte, Londrina, Santa Maria e Caxias do Sul. (UFF)

“A figura do filósofo: ceticismo e subjetividade em Montaigne”, Luiz A. A. Eva – este é, seguramente, um dos melhores livros de filosofia publicados nos últimos anos no Brasil. Luiz Eva conseguiu desvendar uma das grandes obras filosóficas e, ao mesmo tempo, oferecer um modo original de apresentar o sentido da filosofia. “A filosofia de Michel de Montaigne é um dos momentos mais instigantes e criativos da história da filosofia”, diz. (UFBA)

“Corridas e Comilanças do Jacaré e do Peixe”, Giullian Filho – livro infantil escrito pelo menino Giullian Filho, ilustrado por Felipe Soares e com prefácio da poeta Micheliny Verunschk, conta a história da competição entre um peixe e um jacaré. (UFPE)

“Televisão Digital”, Marcelo Sampaio de Alencar – tratando de diversos temas sobre a televisão no Brasil, desde seu surgimento até o recente desenvolvimento da TV digital no país, este é o primeiro livro sobre o tema no país, o que o torna fundamental para o estudo da TV digital nos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Teleinformática e Telecomunicações. A obra apresenta desde os fundamentos da televisão, codificação dos sinais e compressão de vídeo, até aspectos de codificação contra erros. (UFCG )

“Rosa de ouro”, Afonso Arinos de Melo Franco e Afonso Arinos (Organização, Transcrição e Apresentação) – os ensaios reunidos neste livro demonstram o interesse que Afonso Arinos de Melo Franco sempre nutriu pela cultura mineira. Com o objetivo de ser “um simples ensaio de síntese cultural” e não um livro de História, Rosa de ouro revisita Minas do século 18, com seus poetas árcades, a sociedade bandeirante das minas, a arte de Aleijadinho e as idéias revolucionárias da Inconfidência. A sensibilidade e a erudição reveladas na interpretação desses temas se incorporam ao que de melhor até hoje se produziu sobre nossa cultura. (UFMG)

“O Poder Quilombola”, Dirceu Lindoso – O objetivo desse estudo é uma abordagem compreensível sobre o fato histórico da formação dos quilombos, sociedades de fundamentos primitivos criadas por negros escravos capturados da África. (UFAL)

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *