Ufla obtêm aprovação de projeto de Inovação Tecnológica na Fapemig

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado do edital 08/07, ‘Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleos de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento’. Foram aprovadas 16 das 27 propostas recebidas, incluindo a Universidade Federal de Lavras, com o projeto “Apoio à Manutenção do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento da Ufla – Nintec” coordenado pelo professor José Roberto Soares Scolforo. Com este edital, a Fapemig pretende dar continuidade à política de desenvolvimento e consolidação da cultura de propriedade intelectual em Minas Gerais, iniciada em 2005 com o lançamento do programa e a criação de núcleos em todo o estado. Nos últimos três anos, 30 instituições foram contempladas, 43 bolsas foram concedidas e 85 profissionais foram capacitados, contabilizando um investimento R$1,7 milhão. Na nova versão do edital, o valor destinado ao conjunto de propostas atendidas é de R$1 milhão.

O edital tem como objetivo induzir e fomentar a criação, a estruturação e a capacitação de equipes para os Núcleos de Inovação Tecnológica, que têm a função de orientar, assessorar, apoiar e gerir atividades direcionadas aos processos de inovação, proteção à propriedade intelectual e comercialização de resultados de pesquisas.

Ufla participa de reunião sobre patentes em biotecnologia com potencial de licenciamento

A professora Soraya Alvarenga Botelho, presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), da Universidade Federal de Lavras irá participar da reunião ‘Café Empresarial’ com outros representantes de núcleos de inovação tecnológica, integrantes da Rede Mineira de Propriedade Intelectual.

A reunião, que acontecerá em setembro, em Belo Horizonte, pretende promover uma maior interação entre universidade-empresa, estimulando a capacidade de inovação, de geração de negócios e de absorção de tecnologias das empresas do setor de biotecnologia, além de divulgar a Rede Mineira de Propriedade Intelectual e suas ações.

O evento contará, também, com a presença de Elza Fernandes de Araújo, presidente da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual, da Universidade Federal de Viçosa, atual coordenadora da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e Sônia Aparecida Goulart de Oliveira, diretora da Agência Intelecto, da Universidade Federal de Uberlândia.

Para a professora Soraya Botelho “a participação da Ufla neste encontro é fundamental para divulgar seus produtos com potencial de licenciamento e o seu potencial de pesquisa na área de biotecnologia, possibilitando o desenvolvimento de novas parcerias de pesquisa com outras instituições públicas ou privadas.”