Ufla implanta sistema VoIP

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), através do Centro de Informática (CIN) e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) avança na implantação do serviço de Voz sobre IP – VOIP.

O VoIP é uma tecnologia que consiste em transmitir os sinais de voz utilizando a internet. É possível realizar chamadas entre as cidades participantes do projeto VoIP4ALL, com custo de ligação local (consultar lista das instituições participantes no site www.voip.ufla.br).

Os ramais VoIP possuem um numero local de Lavras. Pelo qual é possível receber ligações de telefone fixo ou celular. Por exemplo, se um usuário do sistema VoIP está em outra cidade (qualquer cidade) e está conectado à internet, ele poderá receber chamadas originadas de qualquer localidade. Se as chamadas forem originadas de Lavras a pessoa que está fazendo a ligação estará pagando uma ligação local, mesmo que o recebedor da chamada esteja em São Paulo.

As principais capitais brasileiras possuem instituições que participam do projeto VoIP4ALL, como por exemplo: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Algumas instituições estão em processo de teste e homologação do sistema VoIP.

Mais informações: Centro de Informática – CIN/Ufla – Tel: (35) 3829-1125 – www.voip.ufla.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *