Ciclo de Seminários no Congresso Nacional mostra os modelos de sucesso da educação mundial

Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados promove Ciclo de Seminários Internacionais “Educação no Século XXI: modelos de sucesso’

Com o objetivo de contribuir para o debate nacional sobre a importância da qualidade na educação e de buscar soluções estruturais para a transformação do sistema educacional brasileiro, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio-SESC-SENAC e com apoio técnico do Instituto Alfa e Beto, realizará, nos dia 13 de agosto, 17 de setembro e 15 de outubro próximos, o Ciclo de Seminários Internacionais “Educação no Século XXI: modelos de sucesso”. Os encontros acontecem no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, em Brasília.

O evento, composto de três seminários versando sobre Reforma Educativa, Ensino Médio Diversificado e Educação Infantil, pretende analisar políticas públicas e sistemas educacionais de diferentes países, considerados como referências internacionais de eficiência, eqüidade e qualidade na educação. Para tanto, foram convidados conferencistas da Europa, Ásia e Américas.

Dentre os conferencistas já confirmados, estão: Stephen P. Heyneman e David Dickinson, ambos da Universidade de Vanderbilt (EUA); Chong Jae Lee, da Universidade Nacional de Seoul (Coréia), Ayne Hyland, do Conselho de Pesquisas para a Humanidade e Ciências Sociais da Irlanda, Pasi Sahlberg, da European Training Foundation (Itália), Irmgard Frank, do BIBB (Alemanha), David Stern, Universidade de Berkeley (EUA), Sharon Ramey, Universidade de Georgetown (EUA), John Bennett, da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (França) e James Garbarino, da Universidade de Loyola (EUA). Integram ainda o elenco de conferencistas aos brasileiros: Cláudio de Moura Castro, das Faculdades Pitágoras, e Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – IETS.

As inscrições são gratuitas e os interessados poderão se inscrever antecipadamente por meio do site www.educacaoseculoxxi.com.br ou no local, no dia do evento, antes do início de cada seminário.

Outras informações pelos telefones: (61)3329-9542/3329-9546 ou pelo e-mail: secretaria@educacaoseculoxxi.com.br

Confira o programa preliminar:

Dia 13 de Agosto de 2007

Seminário Internacional sobre Reforma Educativa

Visão geral das reformas educativas: características comuns aos sistemas educacionais eficientes
Steve Heyneman – Universidade de Vanderbilt, EUA

A reforma educativa da Coréia
Chong Jae Lee – Universidade Nacional de Seoul, Coréia

A reforma educativa da Irlanda
Ayne Hyland, Conselho de Pesquisas para as Humanidades e Ciências Sociais, Irlanda.

A reforma educativa do Chile: novos e velhos desafios
Simon Schwartzman, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade –IETS, Brasil
Sessão de Encerramento

Dia 17 de setembro de 2007

Seminário Internacional sobre Ensino Médio Diversificado

Jovens, ensino médio, ensino profissional e mercado de trabalho no Brasil
Cláudio de Moura Castro, Faculdades Pitágoras, Brasil

O ensino médio nos países da OCDE: visão geral
Pasi Sahlberg, European Training Foundation, Italia

As mudanças no sistema de formação profissional dos países germânicos
Irmgard Frank, BIBB, Alemanha

A experiência das “Career Academies” nos Estados Unidos
David Stern, Universidade de Berkeley, EUA

Dia 15 de outubro de 2007

Seminário Internacional sobre Políticas de Educação Infantil

0 a 3 anos: revolução cognitiva e o impacto dos anos iniciais.
Sharon Ramey, Georgetown University, EUA

Políticas e modelos de intervenção dos países da OCDE
John Bennett, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, França

Atendimento a crianças de 0 a 3 anos: modelos e evidências de resultados
David Dickinson, Universidade de Vanderbilt, EUA

Políticas de atendimento infantil: o enfoque ecológico.
James Garbarino, Loyola University, EUA