Diretor Científico da Fapemig é reconduzido ao cargo

Foi publicada no Diário Oficial do dia 14 de junho a portaria que reconduz ao cargo o atual Diretor Científico da Fapemig, Mario Neto Borges. O Diretor Científico ingressou na Fundação em 2004, ocupando o cargo deixado por Naftale Katz, e agora assume novo mandato, que terá duração de três anos. A nomeação foi feita pelo governador do Estado, que escolhe o diretor com base em uma lista tríplice enviada pelo Conselho Curador da Fundação.

O Conselho Curador da Fapemig é um órgão colegiado formado por representantes da comunidade acadêmica e do setor empresarial, que, entre outras atribuições, é o responsável pela elaboração de uma lista tríplice para escolha do diretor científico. A lista é enviada ao governador do Estado, que nomeia um dos indicados para o cargo. Para o próximo mandato, além de Borges, foram apontados os nomes de Olavo Machado Júnior e José Policarpo Gonçalves de Abreu, membros do Conselho Curador.

Mario Neto Borges é graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG (1978), Mestre em Acionamentos Elétricos pela UFMG (1985) e Doutor em Inteligência Artificial Aplicada à Educação pela Universidade de Huddersfield, na Inglaterra (1994). Já coordenou e executou diversos projetos de pesquisa aprovados e financiados por órgãos de fomento, lecionou em universidades como a PUC Minas, a UFMG, e a UFSJ, de São João Del Rei, onde foi Reitor de 1998 a 2004, sendo o responsável pela transformação da instituição em Universidade.

No primeiro mandato como Diretor Científico, Borges focou sua proposta na revitalização da Fapemig. No próximo, que terá início em 7 de julho, a proposta é de consolidar a instituição. ‘Com seus 20 anos, a Fapemig ainda é uma instituição jovem e que marcha firmemente para atingir sua consolidação. Gostaria, então, de dar continuidade à luta por essa conquista’, diz o diretor. Entre as propostas para o novo mandato, estão a ampliação de fontes alternativas de recursos por meio de parcerias, o investimento em projetos de excelência e estratégicos para o Estado, a modernização do funcionamento e infra-estrutura da Fapemig e a manutenção de uma gestão articulada entre a Diretoria Executiva da Fundação, o Conselho Curador e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).