Ufla participa do 2º Encontro Regional dos Municípios do Lago de Furnas – Alago

A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e o Fórum – LAGO promoveram em Alfenas, no dia 25 de maio, o 2º Encontro Regional dos Municípios do Lago de Furnas. Desse encontro participaram representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios da região do Lago; sociedade civil dos 52 municípios (representantes eleitos nos Encontros Microrregionais); fundações parceiras na elaboração dos Planos Diretores Participativos; FÓRUM – Lago, instituições públicas e privadas que fomentam o desenvolvimento regional; e autoridades e técnicos do Governo Estadual e Federal.

Estiveram os presentes: Pompílio Canavez, presidente da Alago e prefeito de Alfenas; Dilzon Luis de Melo, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Dorvalino Santana Alvarez, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo – Ministério do Turismo; Érica Drumond, secretária Estadual de Turismo; Adauto dos Santos do Espírito Santo – Ministério das Cidades; Ubirajara José Augusto, secretário Geral da Presidência da República; Paulo Tadeu, representante da empresa Furnas Centrais Elétricas; prof. Fábio Moreira da Silva, Presidente do Fórum-LAGO e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Lavras (Ufla), representando o reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes; e o prof. Elias Rodrigues de Oliveira do Departamento de Administração e Economia (DAE/Ufla), coordenador da Equipe de Elaboração dos Planos Diretores dos municípios de Aguanil, Cana Verde, Cristais, Perdões e Ribeirão Vermelho, municípios que juntamente com Lavras e Campo Belo integram a microrregião IX da Alago.

Representando os municípios da microrregião participaram a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci; prefeito de Aguanil, Sebastião Elói de Souza Campos; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Estratégico de Campo Belo, Adauilton Antônio Teodoro; O presidente da Câmara Municipal de Cristais, vereador Rogério Santos Morais; e o secretário de Administração da Prefeitura de Ribeirão Vermelho, Alerson Claret de Jesus e também, os três representantes da microrregião IX, escolhidos em reunião do encontro microrregional realizado em Perdões, no dia 09/03/07, Andréia Aparecida Ribeiro Côrrea, membro do CMDRS de Lavras e do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Lavras; Alerson Claret de Jesus, presidente do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Ribeirão Vermelho e Ronald César Costa, membro do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Campo Belo.

Os objetivos desse encontro regional foram: apresentar os problemas e potencialidades das 9 microrregiões, indicados pela sociedade civil nos Encontros Microrregionais/Planos Diretores Participativos; elaborar o Plano de Diretrizes Estratégicas da Região do Lago de Furnas e integrar as percepções técnicas e políticas nos âmbitos estadual e federal às leituras microrregionais sob a ótica do desenvolvimento.

Na abertura, o presidente da Alago e prefeito de Alfenas, Pompílio Canavez destacou o caráter da união entre os prefeitos da região, em torno de questões ligadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios e da região como um todo, apontando esse encontro como sendo uma prova desta união, cujos objetivos refletem o trabalho que vem sendo realizado por todos, na efetividade das ações e diretrizes propostas no Diálogo de Concertação.

A elaboração dos Planos Diretores, sob a coordenação de professores das Instituições de Ensino Superior que compõem o Fórum – Lago, foi destacada, visto que o caráter participativo na elaboração desses Planos tem como resultado, não somente o diagnóstico da realidade na forma de problemas e potencialidades dos municípios e de suas respectivas microrregiões, mas também de diretrizes e indicação de atividades a serem desenvolvidas, quer no plano municipal quer no âmbito regional envolvendo parcerias com o poder público, iniciativa privada, instituições de ensino, pesquisa e extensão, a sociedade civil organizada e a população em geral.

Um dos momentos importantes da reunião foi a apresentação, de forma resumida, dos problemas e potencialidades levantadas pelas 9 microrregiões. O professor Elias, coordenador dos trabalhos da microrregião IX, destacou o empenho dos membros dos Núcleos Gestores dos PDP’s dos municípios em participarem ativamente das reuniões, resultando na indicação, dentre outros, dos problemas e potencialidades comuns aos 7 municípios da microrregião:

Problemas
• Degradação ambiental (lançamento in natura nos cursos d´água e no Lago de Furnas).
• Falta de oportunidades/projetos que gerem trabalho e renda.
• Baixo aproveitamento turístico dos municípios da região.

Potencialidades
• Desenvolvimento do turismo.
• Incremento das atividades agropecuárias e agroindustriais.
• Posição geográfica dos municípios estratégica.

No encontro foi destacado pelos secretários de Estado presentes que esse diagnóstico dos problemas e potencialidades microrregionais realizado pela Alago é convergente com os Projetos Estruturantes do governo estadual que, de forma sinérgica com o Governo Federal, buscará atender às demandas na forma de projetos, ressaltando a importância dos temas levantados sobre a potencialidade da região, como o turismo, as atividades agropecuárias e agroindustriais que, somadas à estratégica localização geográfica dos municípios, particularmente os do Grupo IX, localizados nas proximidades ou às margens de importantes eixos rodo-ferroviários, são propulsores do desenvolvimento regional sustentável.

Arquimedes e Ivonildo farão parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

O presidente da Andifes, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), e o primeiro vice-presidente da Associação, José Ivonildo do Rêgo (UFRN), foram designados para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). A indicação foi publicada por meio de Decreto no Diário Oficial da União do dia 25 de maio.

Arquimedes e Ivonildo serão, respectivamente, titular e suplente no CCT. O Conselho é formado pelo presidente Lula, que o preside, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, seu secretário, por 13 representantes do governo federal, por 8 representantes dos produtores e os usuários de ciência e tecnologia, com seus respectivos suplentes, e por 6 representantes de entidades de caráter nacional dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, também com seus respetivos suplentes.

De acordo com a Lei nº 9.257, de 9 de janeiro de 1996, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é “órgão de assessoramento superior do presidente da República para formulação e implementação da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico”.

Ufla organiza Encontro Regional de Administração

Acontece nesta sexta (01) e sábado (02) de junho na Ufla, o 5º Encontro Regional de Administração-ERA, sob o tema “Gestão de Conhecimentos”. O evento é uma realização da Ufla Júnior Consultoria Administrativa, em parceria com o Sebrae.

O ERA é um encontro realizado anualmente e tem como objetivo trazer informações e inovações na área de administração para que os participantes possam ampliar seus conhecimentos e sua capacidade competitiva.

Com propósito de promover um dos maiores encontros na área administrativa do sul de minas, o evento busca reunir estudantes, professores, empresários, gerentes e técnicos em administração.

Para o estudante de administração e coordenador do evento, Douglas Abeilard Goulart Dutra, “O encontro além de desenvolver atividades acadêmicas, tem como finalidade mostrar as tendências de mercado”.

O último encontro registrou 200 pessoas, e para este ano a estimativa é um pouco maior.
Douglas comenta que o trabalho da Ufla Júnior Consultoria é uma iniciativa dos estudantes de administração, sobre a supervisão dos professores, que visam prestar consultoria para micro e pequenas empresas de Lavras e região.

Sobre a programação

A abertura do Encontro Regional de Administração será às 18h30, no Salão de Convenções da Ufla, onde acontecerá o credenciamento e palestras No sábado o evento será no Pavilhão III da Universidade, à partir das 14h, com apresentação de vários cursos. A cerimônia de encerramento, ocorrerá no Salão de Convenções, onde também será ministrada uma palestra, às 20h.

Informações:
(35) 3829-1766

Internet no campus terá sua capacidade quadriplicada

O professor Luiz Henrique Andrade Correia, diretor do Centro de Informática da Ufla, informa que o setor tem enfrentado problemas na prestação dos serviços Internet devido à baixa capacidade do circuito de dados com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa).

Segundo Luiz Henrique “temos reivindicado em várias oportunidades o aumento de capacidade deste circuito. É necessário informar que este circuito pertence ao MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e não podemos aumentá-lo diretamente, depende de licitações realizadas por este ministério”.

A boa notícia é que o circuito será aumentado de 8Mbps para 34Mbps, ou seja, será quadruplicado.

Para a instalação do circuito será necessária a construção de uma nova infra-estrutura, ligando a entrada do Campus (Portaria) até o novo CIN (antigo prédio da Crediesal). As obras da infra-estrutura são de responsabilidade da concessionária OI. Estas obras terão duração de duas semanas e poderão afetar a passagem de veículos.

Luiz Henrique comenta que ainda não tem previsão da RNP para a ativação do circuito de 34Mbps, mas acredita que até o final de julho isto seja concretizado. Finalizando, solicita à comunidade maior atenção ao trafegar dentro do Campus.

Leite Ufla está entre os “Melhores de Minas”

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) recebeu o prêmio “Melhores de Minas” entre as produtoras de leite pasteurizados no estado.

A solenidade ocorreu no dia 19 de maio, no Salão de Convenções do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, na cidade de Patos de Minas.

O evento foi coordenado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais e ocorreu durante a Festa Nacional do Milho (Fenamilho) e Exposição Estadual dos Criadores de Gado Holandês (EXPHOLCRI).

No ranking de classificação, o leite Ufla ficou em 2º lugar entre os 10 melhores do estado. O processo para premiação verificou tópicos como os índices satisfatórios na saúde do rebanho e a qualidade de oferta, englobando desde análises da densidade até a acidez do produto.

Leite

Com início em outubro de 2002 a produção do leite pasteurizado tipo B é uma parceria entre Ufla/Faepe. Atualmente são produzidos 1600 litros mensais, distribuídos em todo o município lavrense.

De acordo com Afonso de Oliveira Andrade, vice-diretor da Faepe, a premiação confirma o compromisso no oferecimento de um produto de qualidade aos consumidores. Ele diz “investimentos sempre são realizados, o que inclui melhoria nas condições de trabalho dos profissionais, equipamentos e gerenciamento do rebanho”.

Pasteurização

O processo de pasteurização é caracterizado pelo tratamento térmico do leite, o que preserva grande parte das proteínas e isenta o produto de microorganismos prejudiciais à saúde. A produção do leite tipo B ocorre na Fazenda Palmital, situada no município de Ijaci. A instalação também é espaço para pesquisas dos estudantes de graduação e pós-graduação da Ufla.