Ufla promove II Reunião Científica: Gênero, Sexualidade e Educação

Acontece nos dias 15 e 16 a II Reunião Científica: Gênero, Sexualidade e Educação Nós (Des) Atando Nós promovida pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadoras e Educadores do Departamento de Educação, juntamente com discentes do curso de Especialização em Educação da disciplina Temas em Educação Sexual – segundo semestre 2006 – e a coordenação da professora Cláudia Ribeiro, Chefe do Departamento de Educação e Vice-Coordenadora do GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação – ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Além de dar continuidade às ações realizadas no Projeto “Construindo Práticas a Partir dos Compromissos com a Defesa dos Direitos Sexuais na Infância e Adolescência no Combate ao Abuso e Exploração Sexual”, acontecerá o lançamento da terceira versão deste projeto aprovado pelo MEC através do edital PROEXT/SESu 2006, a II Reunião Científica do Núcleo que objetiva intercambiar saberes, experiências na temática de gênero, sexualidade e educação na formação inicial e continuada docente.

O início das atividades será às 18h30 do dia 15 de dezembro no Salão de Convenções da Ufla, onde será realizado o lançamento do livro Qualidade da Educação Infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito, uma realização da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em parceria com o MIEIB e apoio da Save the Children. A publicação é o resultado de uma pesquisa de âmbito nacional referente ao entendimento sobre o tema Qualidade na Educação Infantil. Esta consulta foi realizada em três regiões do Brasil: Sul (Rio Grande do Sul), Sudeste (Minas Gerais) e Nordeste (Pernambuco). A coordenação desta pesquisa na região Sudeste ficou a cargo da profª Cláudia Ribeiro.

Após o lançamento do livro, acontecerá, no mesmo local, Mesa Redonda intitulada “Ética, Gênero e Homossexualidade” com as presenças do prof. Anderson Ferrari, da Universidade Federal de Juiz de Fora, da profª Constantina Xavier, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e das professoras do DED/Ufla Cláudia Ribeiro e Ila Maria Silva de Souza.

Este ano a II Reunião Científica: Gênero, Sexualidade e Educação – Nós (Des) Atando Nós, realizará, também, dois Mini-Cursos que ocorrerão no sábado, dia 16. O primeiro será às 8h com o tema “Homossexualidades e o Processo Educativo” com o prof. Anderson Ferrari e o segundo terá início às 13h30 com o tema “A sexualidade feminina como discurso: subjetividades, formação docente e práticas pedagógicas”, com a profª Constantina Xavier.

Trabalhando na construção de um olhar crítico e propositivo frente aos diversos problemas que afetam a instituição escolar bem como a sociedade como um todo, é que o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadoras e Educadores, do Departamento de Educação da Ufla traz à discussão temas com os quais docentes se deparam em seu cotidiano escolar, procurando aprofundamento de questões e conhecimentos relacionados ao processo de formação inicial e continuada destes docentes em seus diversos níveis de atuação que vão da educação básica ao ensino superior.

As inscrições para os Mini-Cursos são limitadas e as informações poderão ser obtidas na secretaria do Departamento de Educação, através do telefone (35) 3829-1445.