Fazenda Experimental de Caldas completa 70 anos

As comemorações serão no Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho

Nessa quinta-feira, 07, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai comemorar os 70 anos da Fazenda Experimental de Caldas, no Sul de Minas, onde está sediado o Núcleo Epamig Uva e Vinho.

Essa unidade da Epamgi foi criada em 1936 pelo Ministério da Agricultura com a designação Estação Experimental de Viticultura e Enologia. Em 1973, a Estação Experimental foi transferida para a Embrapa e, em 1976, foi cedida à Epamig. Esta unidade da Epamig conta atualmente com vinícola e unidade de processamento de frutas; laboratórios de Enologia, Bromatologia, Biotecnologia e Entomologia; estufas, ripados para multiplicação de plantas, câmaras frias para os programas de pesquisa, matrizeiros e reserva florestal.

Durante a solenidade em Caldas, o presidente da Epamig, Baldonedo Napoleão, lançará, oficialmente, a mais nova edição do Informe Agropecuário Vinhos finos: rumo à qualidade, que apresenta os pólos tradicionais e emergentes na produção de vinho, implantação e manejo do vinhedo, caracterização macroclimática e potencial enológico das regiões mineiras, fatores que afetam a maturação e a qualidade da uva para vinificação e elaboração de vinhos tinto fino e branco fino e de espumante. Nesta edição também estão reunidos informações e resultados de várias instituições de pesquisa e do Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, onde estão sendo desenvolvidos projetos para produção de mudas de uva de qualidade, tecnologias para produção de vinhos finos e adaptação de técnicas de cultivo e manejo de vinhedos em regiões de clima seco. Neste momento, o Núcleo difunde tecnologias para produção de vinhos finos para: João Pinheiro (Noroeste), Cordislândia (Sul de Minas), Diamantina (Vale do Jequitinhonha), Pirapora (Norte de Minas) e Três Corações (Sul de Minas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *