Agência Espacial lança Anúncio de Oportunidades para pesquisas em “gravidade zero”

Os pesquisadores brasileiros interessados em realizar pesquisas em microgravidade já podem se candidatar junto à Agência Espacial Brasileira (AEB): estão abertas as inscrições para o envio de experimentos em vôo suborbital -foguete de sondagem VSB-30 –, e em vôo orbital –Estação Espacial Internacional (ISS).

Para participar, os cientistas devem observar as informações contidas no Anúncio de Oportunidades do Programa Microgravidade, disponível do endereço www.aeb.gov.br. As propostas serão julgadas por uma comissão formada por representantes da AEB, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Entre os critérios de seleção estão o mérito científico e tecnológico, equipe envolvida, viabilidade técnica e compatibilização de cronogramas entre o desenvolvimento do experimento e a realização do vôo. O prazo para envio das propostas é até 20 de março de 2007.

Microgravidade – Pesquisas conduzidas no ambiente espacial são capazes de revelar comportamentos ´mascarados” pela gravidade terrestre e constituem, desta forma, um meio de aumentar o conhecimento sobre processos físicos, químicos e biológicos.

No Brasil, os estudos em “gravidade zero” tem acontecido desde a década de 60. O vôo mais recente com foguetes de sondagem ocorreu em 2002, na Operação Cumã, quando um VS-30 foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, estando programado um vôo do foguete VSB-30 para o primeiro semestre de 2007.