Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social valoriza ações sociais no Sul e Sudoeste de Minas

O Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social será entregue no dia 05 de setembro no Salão Azul da Biblioteca Central da Unifenas em Alfenas, aos dez projetos considerados de alta relevância social no Sul e Sudoeste de Minas. A entrega fará parte da programação do III Fórum de Responsabilidade Social , realizado pela TV Alterosa e a Unifenas, na cidade de Alfenas.

Foram mais de 50 projetos inscritos na área de saúde pública, criança/adolescente e idoso, segurança, meio ambiente e educação. 20 foram escolhidos e, entre eles, 10 serão selecionados para receber o Troféu Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social.

Conheça os 20 selecionados:

AVOCC – Associação do Voluntariado Contra o Câncer – Poços de Caldas
INCLUSÃO AO CONTRÁRIO – Apae – Santa Rita do Sapucaí
LÁPIS NA MÃO – Colégio dos Santos Anjos – Varginha
PROET – Apae – Lavras
INSTITUTO IPANEMA – Instituto Ipanema de Desenvolvimento Social – Alfenas
É HORA DE BRINCAR – Alcoa – Poços de Caldas
PROJETO LUZ – Unimed – São Lourenço
AMIGA DO PEITO – Unimed – Varginha
INCLUSÃO DIGITAL – Unimed – Alfenas
JUVENATO – ABASE – Paraguaçu
METAINCLUSÃO DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – Apae – Alfenas
PROJETO JOVENS E VIOLÕES DE ITUTINGA – Paulo Roberto T. Santos – Itutinga
BRINQUEDOTECA – Instituto de Proteção a Criança Aparecidense – Conceição da Aparecida
CORAL UIRAPURU – UNIMED – Três Pontas
MÃOS À OBRA – Associação Dias Melhores – Alfenas
PROJETO PAPA-LÉGUAS – AMNC – Santa Rita do Sapucaí
PROJETO JOVEM PROTAGONISTA – Projeto Jovem Protagonista – Alfenas
GRUPO DA MELHOR IDADE ÁGUA VIVA – Pref. Mun. De Congonhal
APOIO À FAMÍLIA E QUALIDADE DE VIDA – Grupo Amor-Exigente Nova Vida – Alfenas
PROJETO TRABALHO E DIGNIDADE – Projeto Trabalho e Dignidade – Carmo da Cachoeira

Reconhecer o trabalho de várias empresas e entidades da região, mostrar o que já está sendo feito pelo desenvolvimento social e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo, estes são os objetivos do Prêmio.

RNP divulga edital para Programa de Grupos de Trabalho 2006-2007

Pesquisadores têm até dia 18 de setembro para apresentar propostas

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está com inscrições abertas para o Programa de Grupos de Trabalho (GTs). Os grupos podem ser formados por pesquisadores de instituições públicas e privadas. Se aprovados, os projetos terão o apoio da RNP na forma de bolsas de pesquisa e no uso da infra-estrutura de rede da instituição.

O Programa de Grupos de Trabalho é coordenado pela diretoria de Inovação da RNP e foi criado com o objetivo de desenvolver projetos colaborativos no uso de novos protocolos, serviços e aplicações de rede, ampliando a oferta de serviços da RNP para universidades e institutos de pesquisa brasileiros. É o caso do fone@RNP, serviço de telefonia IP (ou VoIP) da comunidade acadêmica. Ele foi desenvolvido pelo GT de Voz sobre IP e já está disponível em 25 instituições (até o final do ano serão mais de 70). Outro grupo que rendeu frutos foi o GT de Vídeo Digital, que montou uma malha de servidores para dar suporte ao serviço de armazenamento, indexação e distribuição de vídeos digitalizados.

O edital foi divulgado pela RNP no dia 22 de agosto e os pesquisadores têm até o dia 18 de setembro para entregar as propostas de trabalho. Os projetos devem ter duração máxima de 12 meses e serão desenvolvidos no período 2006-2007. De acordo com as regras do edital, a estrutura dos Grupos de Trabalho é definida por um coordenador e uma equipe de assistentes. Instituições parceiras da RNP (universidades ou empresas) também participam das atividades, desde que considerados os critérios estabelecidos pelo coordenador do GT.

Os grupos selecionados serão anunciados até 19 de outubro e o processo de contratação começará a partir de 1º de novembro. Os resultados obtidos pelos GTs serão avaliados pela diretoria da RNP no fim de 2007. A diretoria estabelecerá quais protótipos serão transformados em serviços para os usuários da rede Ipê – infra-estrutura nacional acadêmica de alta velocidade gerenciada pela RNP.

O edital está disponível no site da RNP, em http://www.rnp.br/editais/gt_2006-2007.html.

Sobre a RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa opera, desde 1991, a rede acadêmica brasileira, a rede Ipê, que utiliza tecnologia óptica nos seus enlaces gigabit. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, interconecta mais de 250 instituições de ensino e pesquisa, atingindo um público estimado em 1 milhão de usuários. Além de operar a infra-estrutura nacional para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa, a RNP atua como um laboratório para o desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas e integra iniciativas acadêmicas no Brasil e na América Latina. Por meio da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), pesquisadores brasileiros estão interligados com as redes avançadas Internet2, dos Estados Unidos, e Géant, da Europa.