Ufla oferece curso de Mestrado em Engenharia de Sistemas

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) abre inscrições para o Curso de Mestrado em Modelagem e Avaliação de Sistemas, com avaliação na Capes de Engenharia IV.

As Linhas de pesquisa abrangem: Avaliação e modelagem de sistemas construtivos e ambiência; Controle e análise de sistema Fuzzy; Matemática computacional de sistemas dinâmicos e Metrologia e análise de imagens.

O Curso é coordenado pelo professor Giovanni Francisco Rabelo e equipe de docentes: Antônio Tavares Júnior; Francisco Carlos Gomes; Onofre Rojas; Roberto Alves Braga Jr.; Sérgio Martins de Souza (Sub Coordenador); Tadayuki Yanagi Jr. e Thelma Sáfadi.

Inscrições: De 1 de setembro a 10 de novembro de 2006

Mais informações:
(35) 3829 – 1362
E-mail: esis@ufla.br
www.deg.ufla.br

45ª Reunião da SBZ acontecerá na Ufla, em 2008

A 45ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia será realizada na ultima semana de julho de 2008 em Lavras, na Universidade Federal de Lavras (Ufla). O Departamento de Zootecnia (DZO), ao se candidatar para sede da reunião, alem da inserção de seus docentes e discentes, usou como argumento de que esse importante evento da área de Ciências Agrárias do país, seria um dos eventos comemorativos dos 100 anos da Ufla. O pleito foi aprovado, em assembléia da Sociedade na 40ª Reunião em 2001, em Santa Maria/RS.

Professores e estudantes já estão se mobilizando para que a reunião em Lavras, a exemplo do que ocorreu, quando a Ufla foi sede da 29ª Reunião, pela primeira vez, em 1992. Como preparativos, a Zootecnia da Ufla, tem participado efetivamente das reuniões que antecedem a de 2008 esteve presente na 41ª em Campo Grande/MS; 42ª em Goiânia/GO, e em 2006 na 43ª em João Pessoa/PB. Nesta ultima, a Ufla, através dos departamentos de Departamento de Zootecnia, Veterinária e Ciência dos Alimentos, participou com 26 alunos de graduação e pós-graduação e 11 professores, apresentando e publicando 31 trabalhos.

No evento, o prof. Tarcísio de Moraes Gonçalves, de Melhoramento Animal, foi contemplado com o “Prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro”, pelo melhor trabalho publicado na Revista Brasileira de Zootecnia em 2006, com o artigo intitulado “Modelos alternativos para detecção de loco de características quantitativas (QTL) de carcaça e crescimento nos cromossomos 4, 5 e 7 de suínos”. Também, na reunião de João Pessoa/PB, o prof. Antônio Ricardo Evangelista, assumiu a primeira vice-presidência da SBZ, seguindo as normas da Sociedade, com vistas à reunião de 2008, em Lavras.

A próxima Reunião em 2007 acontecerá em Jaboticabal/SP, sobre a presidência de um ex-aluno do curso de Zootecnia da Ufla, o Professor Kleber Tomas de Rezende.

O prof. Ricardo Evangelista “conclama a comunidade de Lavras, bem como da Ufla, a colaborar com a 45a Reunião, em 2008, para a qual se espera um número de inscritos superior a 1.500 participantes, que permanecerão em Lavras por quatro a cinco dias, participando de mais de 10 simpósios simultâneos e apresentando em torno de 1.600 a 1.800 artigos na área de Zootecnia, que serão publicados nos anais da Reunião”.

Mais informações: aricardo@ufla.br

Modernização e Agilidade na DRCA

Criado desde a existência da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 1.908, o Serviço Escolar que passou a se chamar Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), vem melhorando a qualidade de seus serviços prestados na Ufla no decorrer dos anos.

No período de 1.985 a 1.994 formaram 2.495 alunos de 6 diferentes cursos. Na década seguinte de 1.995 até 2005, a Universidade ampliou para 10 o número de cursos superiores, graduando 3.656 alunos. Em 98 anos de existência a Ufla formou 8.889 alunos de graduação, oriundos de todas as partes do país, onde se tornou referência nacional na qualidade de ensino.

Atualmente a DRCA realiza em média de 80 a 100 atendimentos diários, que crescem em períodos de inscrições dos alunos nas respectivas áreas: Graduação, Stricto sensu (Mestrado e Doutorado), Pós- Graduação Lato Sensu (distância e presencial) realizado em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Faepe). Depois da alteração do sistema de registros criado no início desse ano, o processo de registros de certificados que anteriormente durava em torno de 3 meses passou para no máximo 15 dias.

Somente no ano de 2005 foram arquivados 1.908 pastas de alunos dos cursos de Pós- graduação (Lato- sensu). Até Julho deste ano, já foram registrados 1.046 alunos e a tendência é de que estes números cresçam com a qualificação que a Universidade oferece aos seus alunos.

O objetivo da DRCA é a realização dos registros acadêmicos e seus controles, a emissão de documentos, diplomas, certificados, declarações, atestados e outros relativos às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Também coordena e centraliza os Registros e Controles Acadêmicos e a emissão dos documentos a eles relativos, realizados pelas secretarias dos Departamentos, Didáticos- Científicos, Pró-Reitorias e outros órgãos.

Recentemente a DRCA iniciou o novo processo de arquivamento de alunos e ex- alunos no qual ficará pronto no início do mês de outubro, onde estão sendo substituídos os arquivos de aço por caixa box, que serão anexadas dentro do novo e moderno arquivo deslizante. Desta forma o tempo de pesquisa para localizar uma pasta será muito mais rápido em relação ao sistema anterior, além dos documentos não deteriorarem no decorrer dos anos.

A cada atendimento realizado pelos servidores do setor, é necessário que o aluno compareça no mínimo 2 vezes: uma para solicitação, e outra receber o documento solicitado. Brevemente, a DRCA caminhará para a vinda do aluno uma única vez para o recebimento uma vez que o pedido será realizado através da internet.

Em média a entrega de diplomas é de 60 dias, e de certificados de Pós- Graduação é de 5 dias úteis.

Veja a tabela de registros efetuados até Julho deste ano:

Diplomas de Graduação – 223
Diplomas de Pós- Graduação – 191
Registros de Certificados de Extensão – 8.758
Registros de Certificado da Pró Reitoria de Assuntos Estundantis Comunitários e Culturais (PRAECC)- 51
Registros da Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) – 578
Registro de Diploma de Estrangeiros (Revalidação) – 17

Este é o ritmo de trabalho que a Diretoria de Registro e Controle Acadêmico desenvolve na Universidade Federal de Lavras. Atualmente conta com 11 servidores e um estagiário que se empenham para atender às solicitações e realizar diversos serviços em várias áreas para melhor atender o aluno.