Professor do DCF conclui doutorado na Holanda

O professor José Márcio Rocha Faria, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), concluiu seu doutorado em Biologia de Sementes, na Universidade de Wageningen, Holanda, em maio último.

Em seus estudos, José Márcio abordou os aspectos fisiológicos, citológicos e moleculares da tolerância e sensibilidade à dessecação em sementes de Medicago truncatula(uma forrageira exótica que tornou-se espécie-modelo) e ingá (Inga vera). Ingá é uma espécie arbórea comum nas matas ciliares do Sudeste brasileiro e suas sementes são recalcitrantes, ou seja, não toleram a dessecação, o que impossibilita seu armazenamento.

A tese pode ser acessada no endereço http://library.wur.nl/wda/dissertations/dis3945.pdf.

Mais informações: jmfaria@ufla.br

Ufla fará migração para Software Livre

Foi dada a largada a um projeto de migração para software livre na Universidade Federal de Lavras (Ufla), que deverá ocorrer, como experiência piloto, no Departamento de Engenharia nos próximos meses e poderá ser ampliada aos demais departamentos e órgãos da Ufla. A idéia-chave da migração é realizá-la de forma gradual, com uma etapa inicial de esclarecimento e aprendizagem, sobre as vantagens e desvantagens do software livre, sobre a sua utilização prática no dia-a-dia da universidade. Somente então, de modo voluntário e de acordo com as especificidades do departamento, será feita a migração.

As justificativas para essa migração são basicamente: reduzir problemas com vírus, trojans e spams, e realizar um processo de adequação dos programas utilizados na universidade. Sabe-se que a utilização de programas de escritório e de Internet, no trabalho diário de funcionários e professores da Ufla, vem crescendo ano a ano, o que se traduz em volume cada vez maior de tráfego na rede interna da Ufla. Isso, por si só, não traz maiores problemas. Por outro lado, porém, a utilização inadequada de programas de Internet, particularmente no manuseio de programas inseguros, como por exemplo o MS Outlook, tem trazido problemas no uso dos computadores e no gerenciamento da rede Ufla. O projeto de migração – promovido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) e pelo Centro de Informática (CIN) – visa, portanto, atacar esses problemas, realizando uma migração gradual no Departamento de Engenharia (DEG) de programas proprietários, como o Windows e Office, para softwares livres, como Linux e Open Office. O DEG, como departamento piloto da migração, já deu o sinal verde para a migração, aprovando em assembléia departamental a sua participação no processo, se constituindo num positivo exemplo para a Ufla.

A migração será realizada em duas etapas. Na primeira, uma equipe de trabalho, treinada previamente pelo CIN, ministrará um curso básico de Linux e Software Livre, para funcionários e professores do DEG. Na segunda etapa, esta equipe ensinará e instalará o Linux e Software Livre nos computadores dos professores e funcionários do DEG, interessados em migrar. Essa migração, nas duas etapas, contará com o suporte do CIN e, principalmente, de uma equipe de trabalho, formada por alunos do Curso de Ciência da Computação, e organizados no Grupo Tecnolivre (Cooperativa de Tecnologias e Soluções Livres – www.tecnolivre.ufla.br). A parte inicial deste projeto, a capacitação da equipe de trabalho, já se encontra em andamento, desde meados de julho. A segunda parte, a apresentação e o curso básico no DEG, deverá ocorrer em breve. Esta equipe também será responsável, em comum acordo com o CIN e o DEG, em estudar e preparar uma distribuição Linux adequada ao DEG, baseada possivelmente nas distribuições Kurumin ou Ubuntu.

Doutorando da Ufla recebe prêmio em Congresso na Noruega

O estudante de doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Eric Batista Ferreira, foi contemplado com um premio na oitava edição do Congresso Internacional de Sensometria, o Sensometrics.

Esse congresso foi realizado na Noruega, no período de 2 a 4 de agosto de 2006 e contou com a presença de 152 pesquisadores e professores de mais de 20 países. A Sensometria é a ciência estuda a adequada aplicação de técnicas estatísticas a Analise Sensorial de Alimentos.

O trabalho intitulado Accuracy of Procrustes Rotation for Matrices with Missing Values foi considerado um dos seis melhores trabalhos do evento, concedendo a seu autor um prêmio em dinheiro para auxiliar nos custos de participação no evento. Esse trabalho pode ser considerado um dos frutos do período que o doutorando trabalhou na Open University, Inglaterra, e no instituto Agrotechnology and Food Sciences Group, em Wageningen, na Holanda, no primeiro semestre desse ano.

Mais informações: ericbferreira@netscape.net