ProQualiti 2006: Congresso reúne renomados profissionais na Ufla

Em sua sétima edição, o ProQualiti2006 – VII Congresso de Qualidade na Produção de Software foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de junho, na Universidade Federal de Lavras, reunindo diversos profissionais da área de qualidade de software.

O evento acontece como atividade complementar para os alunos dos Encontros Técnicos Presenciais dos Cursos de Especialização Lato Sensu da Ufla – Melhoria de Processo de Software-MPS, Produção de Software Livre-PSL e Modelo de Maturidade e Capacidade do Processo com CMMI® e MPS.BR®-CMMI, cursos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Ufla, dinamizando a interação entre os alunos do curso e profissionais atuantes no mercado de trabalho atual. Seu principal objetivo é ajudar a promover a melhoria da qualidade e produtividade da indústria de software no Brasil.

O ProQuailiti 2006 contou com a presença de representantes de várias empresas da iniciativa privada e governamental, e diversas Instituições de Ensino e Pesquisa de todo o país, entre elas, além da Ufla: USP, UFPE, CPqD, UFRPE, FITec, Universidade Federal de Campina Grande, entre outras. O público-alvo atingido teve como participantes, alem de estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, e pesquisadores, também dirigentes, gerentes e técnicos de empresas que desenvolvem software, analistas de sistemas, consultores, em especial pessoas envolvidas e/ou interessadas em programas de melhoria de processo de software. Sua representatividade geográfica cobre praticamente todos os estados brasileiros, inclusive os mais distantes, como Amazonas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O ProQualiti foi coordenado pelo Prof. Marcelo Silva de Oliveira, da UFLA, e contou com o apoio, além da Ufla (DCC, DEX, PRPG, e PROAD) e da Faepe, também da Sociedade Softex -www.softex.br

Segundo o prof. Marcelo Oliveira, o evento contou com excelente repercussão nacional e participação de aproximadamente 180 pessoas, dando-se destaque para grande interesse das regiões centro-oeste e nordeste. Na oportunidade, também aconteceu a distribuição da Edição Especial PBQP Software da Revista ProQualiti – Qualidade na Produção de Software, revista que é também um produto destes cursos de Lato Sensu. Vale ressaltar que essa é a terceira edição da revista, que visa motivar e conscientizar a indústria brasileira de software. A exemplo do curso de pós-graduação Lato Sensu MPS, a Revista ProQualiti recebeu, no mês passado, o Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, que destaca as iniciativas no segmento de Qualidade de Software do país, contando com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, através do Programa Brasileiro de Qualidade de Software – PBQP. O prêmio é concedido àqueles que merecem destaque a cada ano pela inovação, relevância, impacto e abrangência da contribuição para a melhoria do software brasileiro.

Na programação do ProQualiti, além de mini-cursos e Relatos de Experiência, foi oferecido novamente o curso Introdução ao MR MPS.BR – Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software, da Sociedade SOFTEX, ministrado por especialista na área. Outros destaques foram os cursos voltados para a área de desenvolvimento de Software Livre, ministrados por palestrantes da Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Federal de Pernambuco – UFRPE. Os tradicionais Relatos de Experiência também tiveram destaque por privilegiar as apresentações de monografias de conclusão de curso, de alunos de Especialização Lato Sensu MPS, PSL e CMMI, oferecendo aos formandos mais uma oportunidade de projetar e divulgar seus trabalhos num evento de relevância nacional.

Tradicionalmente, a Ufla, através dos seus cursos Lato Sensu, continua e continuará estimulando e apoiando eventos como este, projetando ainda mais o nome da Ufla no cenário nacional e dando seqüência a busca pela excelência dos cursos da Universidade, para que tanto professores quanto alunos possam ganhar em eficiência e qualidade, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento nacional. Este é mais um exemplo de como a pós-graduação Lato Sensu da Ufla tem sido uma ação decisiva para a maior inserção social de nossa universidade, auxiliando para que cumpramos com maiores e melhores resultados nossa responsabilidade social, finaliza prof. Marcelo Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *