Reunião da Unesco sobre ética na ciência, em Belo Horizonte

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) vai realizar, nos dias 30 e 31 de maio, o evento “Ética na Ciência e Responsabilidade dos Cientistas”. Na América Latina, Belo Horizonte será sede da reunião que tem como objetivo a realização de estudos sobre a possibilidade de elaboração de uma proposta de declaração mundial de ética em ciência, que poderá servir de base para um código de conduta para cientistas. A coordenação do encontro na esfera da Sectes está sob a responsabilidade da Superintendência de Ciência e Tecnologia (SCT).

A reunião está inserida no contexto das cinco consultas regionais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que serão realizadas no mundo e faz parte das comemorações do 30º aniversário da Sectes e do 20º aniversário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As demais consultas serão feitas em Tóquio, Genebra, Nova Delhi e Bangkok, e os resultados obtidos serão apresentados ao Conselho Executivo da Unesco em setembro de 2006, durante a sua 175ª sessão.

O encontro vai reunir especialistas de várias partes do mundo e vinha sendo disputado pela Cidade do México, mas a escolha final acabou recaindo sobre Belo Horizonte. Trata-se de mais um esforço do Governo de Minas na direção da internacionalização de Belo Horizonte, deslocando eventos de porte do eixo Rio-São Paulo, como ocorreu há menos de um mês com a 47ª Reunião Anual das Assembléias de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

PAUTA – Os seguintes temas serão abordados durante o encontro: ética e ciência – perspectiva histórica, o programa de ética da ciência e tecnologia da Unesco, atividades da Unesco na área de ética da ciência e tecnologia, o processo de consulta regional da Unesco sobre códigos de conduta para cientistas, código de conduta para cientistas – perspectiva da América Latina, ética e ciência – abordagem legal, responsabilidade social dos cientistas: a Conferência Mundial de Ciências de Budapeste, ética, ciência e a perspectiva da Organização Pan-Americana de Saúde, e a ética sob a perspectiva da comunidade científica, ética e ciência – perspectiva do ponto de vista dos direitos humanos.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Kleber Duarte Pereira, vai fazer a abertura do evento, às 9 horas, no Mercure Hotel, em Belo Horizonte, em companhia de dirigentes do órgão e de suas entidades vinculadas. Também participam a diretora da Representação da Unesco no Brasil, Rosamaria Durand, o vice-presidente da Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico, Alain Pompidou, e o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Everton Frask Lucero, dentre outros.

UNESCO – Criada em 1945, a Unesco, agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação e cultura, tem por finalidade a promoção da cooperação internacional entre seus 191 Estados membros e seis membros associados nas áreas de educação, ciências, cultura e comunicação.

Em 1998 a Unesco criou a Comissão Mundial sobre Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico (Comest) em reconhecimento à necessidade de que, no desenvolvimento de tecnologias, bem como na elaboração de políticas de gestão do desenvolvimento científico e tecnológico dos países, se confira especial atenção às implicações éticas. Os esforços são para que os princípios nela fundamentados sirvam de orientação para alcançar o bem-estar dos seus povos e a autonomia de suas nações.

www.sectes.mg.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *