Um novo desafio

O Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), teve novamente aprovado, no Ministério da Educação (MEC), o projeto: Construindo Práticas a Partir dos Compromissos com a Defesa dos Direitos Sexuais na Infância e Adolescência no Combate ao Abuso e Exploração Sexual, coordenado pela Profª Cláudia Ribeiro.

Em sua segunda edição,o projeto busca ampliar conhecimentos interagindo comunidade e universidade em uma troca mútua de experiências onde a universidade exerce seu papel no cumprimento de um de seus pilares: a extensão.

Para trabalhar com as temáticas, ampliar conhecimentos e interagir com educadores e educadoras, foram selecionados dez bolsistas que juntamente com os adolescentes e jovens que fizeram parte do projeto em sua primeira fase, no ano passado, terão sua formação objetivando sensibilizar, prevenir, criar estratégias e garantir que crianças e adolescentes sejam respeitados como sujeitos de direitos, que não sejam vitimas de nenhum tipo de violência.

Inicialmente, oito cidades foram envolvidas. Nesta nova edição, 17 cidades serão mobilizadas para a temática do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As cidades são: Varginha, Campo Belo, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Lavras-Zona Rural –, Boa Esperança, Três Pontas, Cambuquira, Paraguaçu, São Francisco de Paula, Oliveira, Alfenas, Ribeirão Vermelho, Aguanil, Cana Verde, Coqueiral e Três Corações.

Neste projeto, além de se trabalhar com adolescentes e jovens, há todo um trabalho de formação continuada dos educadores e educadoras que atuam na educação infantil, ensino médio e fundamental, através de músicas, teatros, danças circulares, oficinas temáticas e jogos cooperativos.

São também parceiros no projeto o MIAL – Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras e a ONG – Ciranda Entretecendo Caminhos em uma integração com a universidade.

A primeira atividade

O início das ações foi com o I Encontro das Cidades, realizado em Cambuquira, no dia 11 de Fevereiro de 2005. Foram mais de 200 pessoas entre educadores e educadoras, adolescentes e jovens que, durante todo o dia trocaram experiências e problematizaram as várias formas de violências.

Na parte da manhã aconteceu a integração dos participantes, os que já estavam no projeto em sua primeira edição, com os que estavam chegando e descobrindo todas as possibilidades de interação nas temáticas do projeto.

Adolescentes e jovens da cidade de Nepomuceno apresentaram uma peça teatral, Sexo Fácil, representando jovens em situações de risco e, logo em seguida, discutiu-se a problematização desta peça trazendo assim o teatro como ferramenta educativa.

E ainda, nas salas temáticas foram discutidos: Gênero, Afetividade, Violências, Sexualidade, Famílias, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Construção Histórica da Sexualidade e Rede de Proteção.

Este trabalho foi desenvolvido com uma metodologia que privilegia o sentir, onde todos e todas, adolescentes, jovens, educadoras e educadores, caminham pelas várias salas, em momentos diferentes, e se descobrem participantes ativos em um processo de compromisso com a educação e na formação para o exercício contra as várias formas de violências.
As ações do Projeto

Um calendário de atividades está por acontecer durante este semestre.

No dia 11 de Março próximo acontecerá um dia de trabalho com a psicóloga Lúcia Ulba. Bolsistas, adolescentes e jovens do MIAL e educadoras da ONG Ciranda – Entretecendo Caminhos, juntamente com a Profª Cláudia Ribeiro, trocarão experiências de formação através de jogos milenares.

Continuando com o processo de formação, no dia 24 de março, um grupo irá à Campinas/SP, na sede da ONG Reprolatina que trabalha na defesa e cumprimento dos direitos sexuais e reprodutivos. Irão aprimorar conhecimentos e após, repassar estes conhecimentos como jovens multiplicadores que são.

O II Encontro das Cidades, será no dia 1 de abril. Nos dias 28 e 29 deste mesmo mês, acontecerá a I Reunião Científica do Núcleo de Formação Continuada do DED. Na abertura, a Profª Jimena Furlani da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e também professora da Universidade de Santa Catarina. Dentro da programação, haverá mesa redonda com alunas da Faculdade de Educação da Unicamp e alunas do curso de especialização em Educação da Ufla, apresentarão seus trabalhos. O dia 29 será reservado para o curso direcionado a educadores e educadoras ministrado pela Profª Jimena Furlani.

Nos dias 10 a 12 de maio acontecerá em Assis/ SP – o 4º Encontro de Educação do Oeste Paulista. Uma nova oportunidade de aprofundamento nas temáticas do projeto, envio de trabalhos e aprimoramento de conhecimento para alunos e alunas bolsistas.

O dia 18 de Maio é marcado como o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual, sendo esta a tônica do projeto. Nesta data haverá mobilizações conjuntas em todas as cidades participantes e também acontecerá um debate com Conselhos Tutelares.

O 3º Encontro das Cidades está marcado para o dia 3 de Junho no município de Paraguaçu. Logo em seguida alunos da Ufla, bolsistas neste projeto, participarão de um Congresso de Extensão – Enescoop, em Uberlândia, nos dias 15 a 17/06.

Fechando as ações do projeto no semestre acontecerá o quarto e último Encontro das Cidades, no dia 1 de Julho.

O calendário de atividades a cumprir dá a exata dimensão da profundidade e responsabilidade deste projeto no qual o DED está, através do clássico tripé: ensino, pesquisa e extensão, referendando, reforçando e relembrando a cada passo, o papel da Universidade, a via de mão dupla, como disse o educador Paulo Freire, que é a troca de conhecimentos e saberes, um dos pilares da educação.