Programa BIC-Júnior seleciona orientadores e bolsistas do ensino médio

A Pró-Reitoria de Pesquisa abriu inscrições para candidatos ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes do Ensino Médio – BIC-Júnior do MCT-CNPq/FAPEMIG.

O BIC-Júnior foi criado em 2004, quando a Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi contemplada com 22 quotas e, neste ano, passou para 43. O Programa visa promover a iniciação de estudantes do Ensino Médio na pesquisa científica e a sua convivência cotidiana com o procedimento científico em suas técnicas, organização e métodos, incentivando a participação de estudantes do Ensino Médio junto a grupos de pesquisa e, ao mesmo tempo favorecer um despertar para a atividade científica; estimular o desenvolvimento do pensamento científico e a criatividade no estudante do Ensino Médio, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; estimular o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes do Ensino Médio diante das diferentes situações da vida, considerando o exercício da cidadania; estimular pesquisadores a incorporarem em seu cotidiano de pesquisa estudantes de Ensino Médio.

Em Lavras/MG, as escolas contempladas foram: Dora Matarazzo – 10 bolsas; Cristiano Souza – 9 bolsas; João Batista Hermeto – 10 bolsas; Firmino Costa – 7 bolsas e Cinira de Carvalho – 7 bolsas

O valor da bolsa é de R$ 80,00 mensais, por 4 horas de trabalho semanais.

As inscrições serão recebidas de 20/06 a 30/06/2005 na Pró-Reitoria de Pesquisa.
Tel: (35)3829 – 1127
E-mail: prp@ufla.br