Evento sobre Qualidade de Software reúne profissionais na Ufla

Foi realizado nos dias 27 a 29 de maio de 2005, na Universidade Federal de Lavras (Ufla), o ProQualiti2005 – V Congresso de Qualidade na Produção de Software.

O evento aconteceu como atividade complementar para os alunos do Encontro Técnico Presencial do Curso de Especialização Lato Sensu da Ufla, em “Melhoria de Processo de Software”, proporcionando a interação entre os alunos do curso e demais participantes do congresso. Seu objetivo é promover a melhoria da qualidade e produtividade da indústria de software no Brasil. Nesta edição o evento contou com palestras, mini-cursos e relatos de experiência (estes últimos apresentados por alunos do curso de especialização MPS), representantes de várias empresas da iniciativa privada e diversas Instituições de Ensino e Pesquisa de todo o país, entre elas: Ufla, USP, UFMG, CPqD, UFRPE, FITec, ITS, IBM e SWQuality e participantes: dirigentes/gerentes/técnicos de empresas que desenvolvem software – em especial gerentes de qualidade, auditores internos e externos, consultores, gerentes e líderes de projetos de software, analistas de sistemas e interessados em programas de melhoria de processo de software.

O ProQualiti é coordenado pela profª Ana Cristina Rouiller, chefe do departamento de Ciência da Computação da Ufla e contou com o apoio da Sociedade SOFTEX, registrando a participação de 180 pessoas.

Durante o evento foi lançada a Revista ProQualiti – Qualidade na Produção de Software, editada pela profª. Ana Cristina/DCC e um corpo editorial da área de Qualidade de Software. É a primeira e única revista no segmento de Qualidade de Software no país e conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, através do Programa Brasileiro de Qualidade de Software – PBQP e da Sociedade SOFTEX.