Semana do Meio Ambiente na UFLA mobiliza comunidade universitária



11 de junho de 2018, 1:49 pm , com 523 visualizações

De 5/6 a 8/6, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a preservação do meio ambiente e pela busca de um desenvolvimento sustentável. A iniciativa foi promovida pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA), órgão responsável pela implantação e gestão do Plano Ambiental da UFLA – referência internacional em sustentabilidade.

Além da cerimônia oficial em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, em 5/6, as atividades ao longo da semana incluíram mobilizações e rodas de conversa no Centro de Convivência, e visitas técnicas às Estações de Tratamento de Água e de Esgoto e ao Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos (LGRQ). De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Leandro Naves, o objetivo da campanha foi apresentar as ações ambientais realizadas na UFLA e aproximar a comunidade acadêmica. “Os estudantes são a grande maioria de nossa Instituição e têm um papel muito importante. Contamos com vocês para esse cuidado com o meio ambiente. Caso identifiquem vazamentos ou focos de vetores, comuniquem às secretarias dos departamentos para que possamos resolver a questão”, ressalta.

A estudante do 2º período da Biologia, Marcela Faralhi Daolio, participou da visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) da UFLA e se surpreendeu. “Não tinha ideia de como era tratada a água que consumimos. Foi importante entender mais sobre o procedimento, saber de que forma esse recurso chega pra gente e poder confiar que nossa água tem todo o cuidado necessário”, conta.

Para o vice-diretor de Meio Ambiente e Coordenador de Saneamento, Dyego de Freitas, os resultados da interação com o público foram positivos. “Ficamos felizes em observar o grande interesse da comunidade em conhecer mais sobre as ações e as formas de cuidar do meio ambiente”, destaca.

Além da DMA, contribuíram com as ações a Pró-Ambiental – empresa terceirizada pela UFLA para gestão de resíduos -, a Preserva Jr. , o grupo Engenheiros Sem Fronteiras de Lavras,  e os núcleos de Medicina Veterinária do Coletivo, de Saúde Única, de Estudos de Poluição Urbana e Agroindustrial, e em Silvicultura.  

Reconhecimento internacional

Os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental da UFLA têm tido cada vez mais reconhecimento internacional. Em 2017, a UFLA alcançou a 35ª posição no ranking UI Green Metric, que avaliou o desenvolvimento sustentável de 618 universidades em todo o mundo. A Universidade subiu três posições em relação ao ano anterior. No item Educação, ocupamos a 1ª colocação.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Plano Ambiental

A UFLA é também a 2ª Universidade do mundo a receber o certificado de Universidade Azul, concedida pelo movimento global “Blue Community”, por sua excelência em gestão das águas. A Instituição é autossuficiente em recursos hídricos, com quinze nascentes reflorestadas, três poços artesianos, estruturas para captação da água das chuvas e estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) – desenvolvidas com tecnologia própria.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a gestão das águas

Por ser uma Universidade sustentável, a UFLA se preocupa com a correta destinação de resíduos, reciclando e os transformando em novos produtos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as ações de gerenciamento de resíduos também trazem uma economia financeira para a Instituição.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o gerenciamento de resíduos

Na UFLA, o plantio de espécies arbóreas é feito a cada estação chuvosa, sendo um dos destaques do Plano Ambiental da UFLA. Desde 2009,, mais de 135 mil mudas de árvores foram plantadas em todo o câmpus, com objetivo de proteger nascentes e áreas de preservação, além de proporcionar sombra e um ambiente agradável à comunidade.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o plantio de árvores

O cuidado com o meio ambiente também passa pela eficiência energética. Por isso, a UFLA tem substituído lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED em todo o câmpus. Já foram instaladas mais de 28 mil lâmpadas com a tecnologia LED por meio de uma parceria com a Cemig.

As lâmpadas LED, com mais eficiência energética e luminosa, têm vida útil maior e não possuem adição de metais pesados em sua composição, assim como gases nocivos à atmosfera, reduzindo os impactos ambientais. A substituição dos materiais também inclui o correto descarte dos antigos equipamentos.

 Assista ao vídeo e saiba mais sobre a instalação de lâmpadas LED

Controle de endemias e zoonoses

O cuidado com o meio ambiente também está relacionado à prevenção de zoonoses e endemias. A UFLA tem desenvolvido políticas para controlar e combater a ocorrência de focos de vetores e realizado diversas campanhas de educação em saúde, o que inclui a instrução sobre guarda responsável de animais. De acordo com a coordenadora de Prevenção de Endemias, Christiane Barcellos Magalhães da Rocha, a presença de animais errantes tem exigido acompanhamento contínuo da Instituição. “Os cães são animais que merecem nosso respeito e carinho, e precisam de cuidados necessários para que não se tornem transmissores de doenças. É um desafio pensar em uma política que contemple o bem-estar desses animais, ao mesmo tempo que envolva o combate à zoonoses e o cuidado com a saúde da comunidade acadêmica”, explica.

Para entender mais sobre a relação da comunidade acadêmica e os cães errantes, a Coordenadoria de Endemias da DMA, em parceria com o Núcleo de Estudos de Medicina Veterinária do Coletivo, desenvolveu um questionário online. Clique aqui para responder o questionário online e fazer sua contribuição.

 

O que você pode fazer para preservar o meio ambiente?

 Economizar água é algo essencial!

  • Feche as torneiras quando não estiverem sendo usadas;
  • Reutilize água sempre que possível;
  • Evite banhos demorados;
  • Não utilize a descarga sem necessidade;
  • Não utilize o vaso sanitário como lixeira;
  • Não desperdice água em limpeza de áreas sem a necessidade, prefira utilizar um pano úmido.

 Economize energia: bom para você, bom para a natureza!

  • Apague as luzes dos cômodos que não estão sendo usados;
  • Não deixe aparelhos elétricos e eletrônicos ligados se ninguém estiver utilizando;
  • Aproveite a luz solar, abra as portas e janelas. É mais agradável e faz bem para a saúde;
  • Retire da tomada os eletrodomésticos após o uso.

 Reduza!

  • Diminua o consumo de produtos embalados e pequenas porções. Dê preferência a embalagens maiores ou produtos concentrados;
  • Na hora da compra, avalie se realmente precisa do produto: além de economizar, irá gerar menos resíduo;
  • Diminua o uso de descartáveis.

 Reutilize!

  • Transforme coisas velhas em novas com um pouco de criatividade e materiais que tem em casa;
  • Escolha produtos com embalagens retornáveis;

 Recicle!

  • Separar o lixo para coleta seletiva diminui a poluição do solo. Na UFLA, há lixeiras para separação dos resíduos em todo o câmpus, e a coleta é realizada todas as quintas-feiras;
  • Faça a compostagem dos resíduos orgânicos ou encaminhe para o setor especializado;

 Use o Transporte Sustentável!

  • Em curtas distâncias deixe o carro na garagem e faça uma caminhada, além de evitar a emissão de gases poluentes, faz bem à saúde;
  • Andar de bicicleta faz bem para a saúde e poupa a natureza;
  • Se possível use transporte coletivo, é um carro a menos poluindo o ar que respiramos. Na UFLA, confira os horários de circulação do transporte interno gratuito;
  • Dar carona aos amigos ou pegar carona pode ser divertido e sustentável.

 Não descarte pilhas e baterias em lixo comum
Pilhas e baterias contêm metais pesados e tóxicos como cádmio, chumbo e mercúrio, que contaminam o solo e a água. Ao descartar pilhas e baterias, procure um posto de coleta. Na UFLA, existe um ponto de descarte próximo à copiadora, no Centro de Convivência.

 Ensine a importância da sustentabilidade

Não dá para mudar o mundo sozinho, é necessário a união para conseguirmos atingir essa meta de sermos sustentáveis.

É importante ensinar às pessoas a importância de preservar a natureza e seus benefícios,pois o futuro do planeta depende disso.

 

Texto com a colaboração de Karina Mascarenhas

Veja as fotos da Campanha do Meio Ambiente (Por Camila Caetano, Karina Mascarenhas e Samara Avelar)

 

Por Dyego de Freitas

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

junho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivo