Empreendedorismo da UFLA marca presença no Hack Town em Santa Rita do Sapucaí

Integrantes do movimento Empreende UFLA marcam presença no Hack Town

Município que tem apenas 40 mil habitantes, conhecido como Vale do Silício brasileiro, foi o cenário para atividades em um dos polos tecnológicos e de startups mais inusitados do mundo.  O município de Santa Rita do Sapucaí foi palco, nos dias 2,3 e 4 de setembro, de mais de cem palestras, painéis, workshops, meetups e shows voltados ao empreendedorismo. A Incubadora de Base Tecnológica (Inbatec), o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), o Programa Empreende UFLA, a startup Dvidir e a Agência de Inovação do Café (InovaCafé), ambos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), marcaram presença no evento.

O estudante de administração pública da UFLA, integrante do Programa Empreende UFLA e embaixador do movimento Choice – rede de universitários engajados em negócios de impacto social do Brasil, Artur Alexandre Gonçalves, participou do painel de debate sobre “Negócios de impacto social: utopia ou realidade?”, Ele também foi facilitador de um workshop sobre empreendedorismo social, e avaliou o evento: “trocamos experiências e discutimos se é possível esse modelo de negócio, quais são os exemplos que a gente tem e o que é um negócio de impacto social. Foi sensacional compartilhar a minha visão sobre o assunto e ampliar o meu conhecimento sobre essa área tão importante”.

Embaixador do movimento CHOICE, Artur Alexandre Gonçalves, participou do painel de debate sobre “Negócios de impacto social utopia ou realidade” e foi facilitador de um workshop sobre empreendedorismo social

O idealizador da startup O’greeN, que traz alternativas saudáveis de alimentação, sem uso de químicos, além de dietas restritas para diabéticos, veganos, vegetarianos e fitness, e estudante de Engenharia de Alimentos da UFLA, Alexandre Vieira, apresentou um caso de sucesso sobre sua iniciativa empreendedora. Na palestra “Aloha – Empreendendo em alimentação saudável”, o apaixonado por surf, praia e alimentação saudável falou sobre a sua experiência como “faz-tudo”, intercalando aulas de cálculo com produção de sucos funcionais e detox, num mesmo dia. Atualmente a O’greeN vem recebendo apoio técnico do Programa Empreende UFLA.

A equipe vencedora da terceira edição do Programa Startup CIM, integrante da startup Dvidir, que propôs a criação de um aplicativo voltado para o gerenciamento de repúblicas, teve a oportunidade de apresentar a sua proposta e obter feedback de um banca de investidores durante o evento. O CEO da Dvidir, estudante de Engenharia de Controle e Automação da UFLA, Andrew Lopes de Oliveira, avaliou a sua experiência como algo muito produtivo e enriquecedor.

“Tive o prazer de conhecer pessoas que já estão empreendendo há muito tempo, assim como alguns que estão começando agora. Com isso, foi possível ter conhecimento sobre os desafios e oportunidades que nos esperam, esse feedback externo de pessoas com experiência será imprescindível para o desenvolvimento da nossa Startup. Também espero transferir todo conhecimento para as iniciativas empreendedoras da UFLA, como o Empreende UFLA. Em relação ao Dvidir, iremos focar na resolução das falhas apresentadas no feedback e exaltar as funcionalidades que chamaram a atenção”, explica.

“A dinâmica do Hack Town é um exemplo a ser seguido, onde podemos realizar eventos semelhantes em Lavras. O ecossistema do nosso município ainda é muito novo e pequeno. Portanto, é dever da Inbatec fomentar o empreendedorismo e inovação dentro da universidade, mas também no contexto onde ela está inserida. Com a experiência adquirida em Santa Rita durante este final de semana, podemos aplicar os conceitos aprendidos e aproveitar as parcerias realizadas durante este grande encontro que foi o Hack Town”, explica o bolsista de iniciação científica da Inbatec e estudante de Sistemas de Informação da UFLA, Rennan Campos.

Empreendedorismo em Movimento

Conhecida como Vale do Silício Brasileiro, Santa Rita do Sapucaí ganhou este apelido graças aos centros educacionais e empresas ligadas a área que ficam localizadas no município, como o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde foram realizadas as palestras de abertura do Hack Town. Com um formato descentralizado e espalhado pela cidade, as atividades aconteceram simultaneamente em locais inusitados como bares, restaurantes, escolas municipais, centros comunitários etc.

Equipe reunida com co-fundador do Hack Town, João Rubens
Texto: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé) Fotos: Rennan Campos (Inbatec/UFLA)