Estudante da Universidade de Leuven visita a UFLA em jogo virtual ao redor do mundo

Visitantes belgas no Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas - DBI/UFLA
Visitantes belgas no Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas – DBI/UFLA

O objetivo é passar por uma grande aventura e, ao final, ganhar uma viagem ao redor do mundo. Jana Demuyt é estudante da University of Leuven (KUL), Bélgica, e participa de um grande desafio: de oito de março a 1º de abril, ela estará em jornada por 11 países do mundo, retratando o que aprendeu em um blog – http://www.ontdekdewereld.be/. A grande final do jogo – Ontdekt de Wereld (Descubra o mundo) reunirá os vencedores das 11 etapas, em uma rodada ao vivo na KUL.

O jogo envolve perguntas sobre diferentes temas e os estudantes são incentivados conhecer e a mostrar o que vem sendo feito de inovador ao redor do mundo. Entre os países escolhidos pela estudante, o Brasil. E, no País, ela escolheu a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a sua expedição. Segundo ela, a Universidade tem uma forte parceria com Leuven e é referência em ciência agronômica. Além do Brasil, ela já visitou a África do Sul, Peru e Estados Unidos.

Jana viaja acompanhada do publicitário Christoph Vandewiele. Eles chegaram a São Paulo no dia 12 de março e seguiram para Lavras. Na UFLA, eles visitaram o Laboratório de Biologia Molecular, sendo recebida pelo professor Luciano Vilela Paiva, do Departamento de Química (DQI) e o Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas – no Setor de Fisiologia do Departamento de Biologia (DBI), onde foram recebidos pelo professor Renato Paiva. Nas duas visitas, tiveram a oportunidade de conversar com estudantes de graduação e pós-graduação e aprender sobre as pesquisas em desenvolvimento na Universidade, em especial, com o óleo de palma, eucalipto e café.

Jana Demuyt e o grande desafio de descobrir o mundo!
Jana Demuyt e o grande desafio de descobrir o mundo! Professor Luciano Paiva mostra pesquisas com biotecnologia.

Além dos laboratórios, eles também fizeram uma visita pela Universidade, no câmpus histórico e câmpus novo. Admirados pela beleza do câmpus, disseram que levam uma ótima impressão da Universidade, incluindo a UFLA como sugestão para estudantes de Leuven.

Para o professor Renato Paiva, um dos responsáveis pela aproximação entre as duas instituições, a parceria tem sido muito profícua.  Ele avalia que desta vez a visita terá uma divulgação singular, mostrando aos estudantes belgas um olhar diferenciado da Universidade. “Esta divulgação é imensurável para fortalecer a rede de parcerias entre as instituições e ampliar ainda mais a mobilidade estudantil e docente, pois retrata a visão do próprio estudante”, comenta.

De acordo com o representante de relações internacionais da KUL, Matt Tips, mais de seis mil pessoas acompanham a jornada por meio do blog e existem mais de 1500 participantes. Ele comenta que esta é uma estratégia inovadora de promover as relações entre as instituições e promover a colaboração entre KU Leuven e UFLA.

Parceria com Leuven

Desde 2007, teve início a colaboração entre as instituições no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal. Desde então, seis estudantes da UFLA já vivenciaram um período de experiências na University of Leuven  (três estudantes para o doutorado sanduíche, um estudante para o doutorado pleno, um estudante de graduação e um estudante de pós-doutoramento). No primeiro período letivo de 2015, cinco estudantes belgas, vinculados ao Master of Tropical Natural Resources Management Programme, estarão em Lavras para um período de intercâmbio.

Além da mobilidade estudantil, a parceria já rendeu publicações conjuntas de artigos científicos, livros acadêmicos e a organização de eventos internacionais em áreas estratégicas.

Em 2010, a UFLA formalizou acordo de cooperação com a KUL, especialmente, para viabilizar projetos de pesquisa e mobilidade estudantil. Este acordo faz parte do Plano de Internacionalização da UFLA, que traça metas para os próximos anos, visando a aumentar a competitividade acadêmica em diferentes eixos: Ambiente Educacional Bilíngue; Produção Científica e Tecnológica Internacionalizada; Visibilidade Internacional e Cooperação Internacional.

Siga Jana em sua aventura no facebook ou pelo website http://www.ontdekdewereld.be/