UFLA e Prefeitura de Lavras reúnem-se visando parcerias na saúde e educação



16 de Janeiro de 2015, 4:01 pm , com 2.266 visualizações

reuniao-prefeitura-uflaA parceria entre a UFLA e a Prefeitura Municipal de Lavras, sobretudo em ações nas áreas da saúde e da educação, foi o assunto de uma reunião entre membros da Direção Executiva da Universidade e da Prefeitura. O encontro ocorreu no dia 13 de janeiro, na Reitoria, e, entre os presentes, estavam o prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, e o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

Os principais pontos da reunião foram: a proposta de um Termo de Acordo de Cooperação Mútua, que abranja o curso de Medicina; encaminhamentos sobre o programa Educação Conectada; e a continuidade do Pibid.

A intenção do Termo de Acordo é firmar um convênio para que os estudantes de Medicina tenham vivência nas unidades de saúde do município, como a URPA, ambulatórios e unidades básicas de saúde. A parceria prevê que haja preceptores (profissionais de saúde do município) para receberem os estudantes e residentes; bem como a companhia de professores.

Como contrapartida, a UFLA se propõe a promover ações de educação em saúde em escolas e na comunidade, bem como participar ativamente de atividades de prevenção e promoção à saúde. A parceria também prevê que haja, futuramente, cursos de educação continuada para profissionais de saúde de Lavras e região, em departamentos da UFLA; e apoio ao município na elaboração de projetos para obter recursos de editais governamentais destinados a fomentar a área da saúde.

Até o final de janeiro, o Termo de Acordo de Cooperação Mútua entre a UFLA e a Prefeitura deverá ser elaborado. Dessa forma, estudantes do curso de Medicina iniciarão o curso em contato com a comunidade, atendendo a uma diretriz do Ministério da Educação (MEC).

Educação Conectada

reuniao-prefeitura-ufla1O programa, pioneiro, será reiniciado em março, com a capacitação de professores da Educação Básica. O Educação Conectada disponibilizará tablets individuais para 11 mil estudantes das escolas municipais, a fim de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFLA coordenaram a criação do ambiente virtual que abriga o conteúdo didático de apoio às aulas. Além disso, a UFLA oferece suporte técnico e capacitação dos profissionais que atuarão no projeto.

O Educação Conectada é constituído, também, por uma rede de 34 km de fibras ópticas, que interliga as escolas e um servidor na UFLA, que armazena o material. As escolas terão à sua disposição internet sem fio.

Pibid

Outro projeto desenvolvido em parceria entre a UFLA e a Prefeitura é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Na reunião, foi acertada a sua continuidade. O Pibid tem o objetivo de valorizar futuros professores durante o processo de formação; por meio dele, estudantes de várias áreas atuam em escolas do município.

Durante o encontro, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, valorizou as parcerias feitas com a Prefeitura e reforçou que a UFLA está à disposição para colaborar em projetos que visem ao bem comum da comunidade lavrense e regional.

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Janeiro 2015
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo