Professor José Roberto Scolforo é agraciado com Comenda por serviços prestados ao estado e ao país

No dia 26 de maio de 2007, em Patos de Minas/MG, durante a realização da 49ª FENAMILHO (Festa Nacional do Milho), uma das mais importantes feiras agropecuárias do País, o pró-reitor de Pesquisa, professor José Roberto Soares Scolforo recebe do governador do Estado de Minas Gerais a Comenda Antônio Secundino de São José. Trata-se de uma das mais importantes honrarias concedidas no Estado de Minas Gerais a pessoas que se destacaram pelos serviços prestados ao Estado e ao País.

O professor José Roberto fez sua Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal. É professor titular em Biometria, Inventário e Manejo Florestal da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Ocupou função de chefe de departamento, coordenador de programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal e atualmente é Pró-Reitor de pesquisa da Universidade Federal de Lavras. Tem pautado sua vida profissional desenvolvendo pesquisas em modelos de crescimento e produção, Biometrias, Amostragem e Manejo de Florestas plantadas em diferentes empresas florestais, no Brasil Uruguai e Argentina. Na área ambiental desenvolve o projeto Manejo Sustentável do Cerrado, projeto Flora do Cerrado, projeto Sistema Integrado de Monitoramento e Controle da Amazônia Brasileira, projeto Mapeamento e Inventário da Flora Nativa e Reflorestamento de Minas Gerais, projeto Manejo Sustentável da Candeia, projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Minas Gerais, dentre outros.