Realizada aula inaugural do Curso de Administração, modalidade a distância da Ufla

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou no dia 16, a aula inaugural do 1º Curso de Graduação em Administração – modalidade à distância, com duração mínima de quatro anos e meio e máxima de cinco anos.

O lançamento do projeto aconteceu no Anfiteatro da Biblioteca Central da Ufla e contou com as presenças do prof. Antônio Nazareno Guimarães, reitor da Ufla, prof. José Gabriel de Carvalho, pró-reitor de graduação da Ufla, prof. Antonio Carlos dos Santos, chefe do Departamento de Administração da Ufla, prof. Ricardo de Souza Sette, representando o coordenador do curso de Administração- modalidade a distancia – prof. Luiz Marcelo Antonialli.

Durante o evento foi exibido um vídeo com depoimentos do Ministro da Educação, Secretário e Diretor geral da Secretaria de Educação a Distancia do MEC e o Vice-presidente do Banco do Brasil, apresentação dos professores desse primeiro módulo e equipes operacionais de cada pólo, além do vídeo institucional comemorativo aos 98 anos da Ufla. Os alunos desta 1ª turma do Curso de Administração a Distância promoveram um trote solidário onde foram arrecadados produtos alimentícios, de higiene pessoal e limpeza destinados a Casa do Vovô. Neste curso estão matriculados 351 alunos, dispostos em quatro cidades pólos, que sediam os encontros presenciais, a cada final de semestre, sendo: Campos Gerais, Belo Horizonte, Lavras e Turmalina. Nos pólos fora de Lavras, contamos com o apoio das Prefeituras Municipais de Campos Gerais e Turmalina e a Faculdade de Estudos Administrativos –FEAD/BH.

Objetivos

A iniciativa, que faz parte de um convênio firmado entre a Ufla, o Banco do Brasil S/A e o MEC (Ministério da Educação e Cultura), através do DAE (Departamento de Administração e Economia da Ufla), visa oferecer um ensino de graduação na forma modular, ofertado a distância pela Internet, com conteúdos interativos e encontros presenciais. O programa está aliado a novas tecnologias de informação e comunicação com a medição da aprendizagem por meio de tutoria à distância, possibilitando ações de capacitação para um público amplo e geograficamente disperso.

Por se tratar de um projeto piloto, ainda não está definido pelo MEC, que esse curso de Administração à Distância irá abrir novas vagas a posterior.

Momento histórico

Segundo prof. Antonio Carlos, a implantação do projeto simboliza uma conquista histórica para a Ufla. “Ele representa aquilo que nós, como universidade, podemos fazer de melhor para a nossa sociedade”. Ele afirmou que, apesar de não se tratar de um curso presencial, os participantes terão a mesma qualidade de ensino, oferecida desde sempre pela Ufla.

O Prof. Ricardo de Souza Sette, representando o coordenador do curso, responsável pela apresentação do curso aos alunos, em Lavras, ressaltou o caráter inovador do projeto. “É um curso a distancia, que exige a presença do aluno na frente do computador”.

“Nós inauguramos hoje uma nova etapa no ensino de graduação da Ufla. Não temos dúvida que será um projeto de sucesso. Nós temos competência instalada nesta área, pois oferecemos cursos a distância Lato Sensu, há 30 anos. E são considerados os melhores do país”, prof. Nazareno Guimarães, Reitor da Ufla.