Avaliação institucional na Ufla

Dando continuidade ao processo de avaliação institucional na Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizará, para todos os professores, funcionários e alunos (graduação e pós-graduação), questionários de avaliação institucional. Esses questionários serão totalmente preenchidos pela Internet, na homepage da CPA (www.cpa.ufla.br). “Não será necessário o uso de senhas para acesso aos questionários. Cada membro da comunidade acadêmica será identificado no sistema por meio do CPF e data de nascimento”, explica o professor Henrique Figueiredo, presidente da CPA.

Conforme definido pelo Programa de Auto-Avaliação Institucional 2004-2006, os questionários abordarão temas como: qualidade dos cursos de graduação, qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu, condições de oferta de serviços no campus da Ufla (por exemplo, bibliotecas, correios, serviços bancários, alimentação, transporte, comunicação social) e relações de trabalho dos servidores da Ufla.

O período de preenchimento dos questionários pela comunidade será de 17 de abril a 15 de maio de 2006. Nesse período serão realizadas diversas campanhas no campus da Ufla para estimular a participação da comunidade acadêmica. “.

É a primeira vez que se realiza uma avaliação institucional de tal amplitude na Ufla e somente a participação da maioria da comunidade legitimará o processo de consulta estabelecido”, salienta o professor Henrique.

Quanto ao cronograma da avaliação institucional, houve atrasos inerentes devido à greve dos servidores da Ufla no segundo semestre de 2005. Como a adesão à greve não ocorreu em todas as Ifes, o Inep manteve o calendário de avaliação estabelecido anteriormente. Portanto, a CPA enviará ao Inep o relatório do primeiro ciclo de avaliação até o dia 30 de maio de 2006 e seguirá com a divulgação e discussão ampla dos resultados obtidos com a comunidade acadêmica.