Epamig inaugurou novos laboratórios em Lavras

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), inaugurou, no dia 23 de março, os laboratórios de Solos e Nutrição de Plantas e de Geoprocessamento, no Centro Tecnológico do Sul de Minas (CTSM/Epamig), em Lavras.

Os laboratórios foram implantados com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia), do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D Café), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Agrominas Café, Programa Estruturador do Governo de Minas Gerais, que totalizaram R$ 600 mil.

Com a instalação dos laboratórios, a Epamig vai atender demandas relacionadas à cafeicultura, tais como: análises químicas de solos e estudos do estado nutricional da planta, permitindo a correção de condições desfavoráveis como a acidez e o suprimento de nutrientes, necessários para o desenvolvimento do café de maior qualidade e rentabilidade.

Os projetos de pesquisa do CTSM/Epamig nas áreas de solo e geoprocessamento eram desenvolvidos nos laboratórios da Universidade Federal de Lavras (UFLA). “A presença da Epamig aqui ajudou a UFLA a se tornar referência em pós-graduação e no agronegócio. E, agora, com a implantação desses novos laboratórios, esperamos intensificar essa parceria”, afirmou o reitor da UFLA, Antônio Nazareno.

“Esses laboratórios darão condições para o agronegócio mineiro competir e se fixar no mercado. Isto vai ser bom para os pesquisadores da Epamig e para os estudantes da UFLA, que ganham mais uma ferramenta para seu trabalho. Mas, sobretudo, para os produtores rurais que vão ter mais tecnologia na lida com o cafeeiro”, destaca o presidente da Epamig, Baldonedo Napoleão.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro e o presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, também estiveram presentes no evento.